Nos primeiros onze meses de 2018, segundo a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), entidade que reúne 143 empresas distribuidoras de medicamentos e produtos de higiene, beleza e nutrição, as vendas de medicamentos e não medicamentos cresceu 11,8% e fechou em R$ R$ 5,2 bilhões, contra R$ 4,6 bilhões no mesmo período de 2017. Só em novembro as vendas totalizaram R$ 467,7 milhões, 10,5% mais do que em novembro de 2017, quando fechou em R$ 423,3 milhões. Os dados são da consultoria IQVIA, apurados a pedido da Abradilan.
Em unidades, entre janeiro e novembro do ano passado, foram comercializadas 942,7 milhões, incremento de 7,4% em relação a temporada passada, que fechou com 878 milhões. Quando considerado apenas novembro, foram vendidas 81,4 milhões unidades, 3,3% mais do que o mesmo período de 2017, com 78,8 milhões.
O balanço dos últimos 12 meses apontados pela pesquisa é muito positivo. Entre novembro de 2017 e novembro de 2018, as vendas totalizaram R$ 5,594 bilhões, 11,7% mais do que mesmo período comparativo do ano anterior, quando chegaram a R$ 5 bilhões. Em unidades foram comercializadas 1.023 bilhão em 2018 e 952,9 milhões em 2017.
Na distribuição de segmentos na Abradilan em novembro, os medicamentos genéricos e similares representaram 43,2% das vendas em valores. Em unidades, o percentual é maior, 44,4%. Ainda no mesmo mês, o relatório feito pela IQVIA apontou que os associados da Abradilan atingem 85% das cerca de 75 mil farmácias no Brasil em 2018.
Venda de medicamentos na Abradilan cresce 10,5% em novembro, com acumulado de R$ 5,1 bi no ano

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