Vendas no varejo crescem 9,5% em junho, segundo ICVA

ICVA de agosto mostra crescimento de 9,5% nas vendas
Foto: freepik
Publicidade

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), realizado mensalmente pela Cielo, mostram que as vendas no varejo durante o mês de junho cresceram 9,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, ou seja, que não considera o aumento dos preços, o aumento foi de 23,3%.

Alguns efeitos do calendário contribuíram para esse resultado – houve uma quarta-feira, dia forte para o comércio, a mais e uma segunda-feira, em que a movimentação é menor, a menos em relação a junho de 2020. Sem esses efeitos, o índice registrou alta de 9,2%, descontada a inflação.

Faturamento

Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o faturamento subiu 22,9%. “Ocorreu uma desaceleração do índice em junho deste ano em relação aos meses anteriores, fenômeno associado aos efeitos de base de comparação. Em junho do ano passado, o varejo experimentava uma recuperação em relação ao momento de maior impacto da pandemia, observado abril”, afirma Pedro Lippi, head de Inteligência da Cielo. “O resultado de junho de 2021, no entanto, segue a tendência dos meses anteriores, em patamar próximo ao observado antes do início da pandemia”.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 8,35% no acumulado dos últimos 12 meses, com aceleração de 0,53% em junho. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 12,6%, desacelerando em relação ao índice de maio.

Regiões

Na análise por regiões, todas apresentaram desaceleração nas vendas na passagem mensal, mas apresentaram crescimento em relação a junho do ano passado. A região Nordeste registrou alta de 14,0%, seguida do Sudeste (+10,2%), Centro-Oeste (+8,9%), Sul (+5,5%) e Norte (+4,9%). Pelo ICVA nominal, a região Nordeste registrou crescimento de 28,4%. Na sequência aparecem: Centro-oeste (+23,0%), Sudeste (+22,9%), Sul (+19,5%) e Norte (+19,4%).

Veja também: Estudo da Close-up sobre varejo farma em junho mostra crescimento lento

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Expansão no consumo aparente de complementos alimentares cresce, enquanto a geração de emprego no setor ultrapassa os 16%.
Prati-Donaduzzi planeja aumentar em 64% a produção de nutracêuticos para abastecer o mercado interno e ampliar sua participação fora do Brasil.
Foram vendidas mais de dois bilhões de unidades, representando um volume significativo no mercado farmacêutico.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo