Vendas no varejo crescem 9,5% em junho, segundo ICVA

ICVA de agosto mostra crescimento de 9,5% nas vendas
Foto: freepik

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), realizado mensalmente pela Cielo, mostram que as vendas no varejo durante o mês de junho cresceram 9,5%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2020. Em termos nominais, ou seja, que não considera o aumento dos preços, o aumento foi de 23,3%.

Alguns efeitos do calendário contribuíram para esse resultado – houve uma quarta-feira, dia forte para o comércio, a mais e uma segunda-feira, em que a movimentação é menor, a menos em relação a junho de 2020. Sem esses efeitos, o índice registrou alta de 9,2%, descontada a inflação.

Faturamento

Em termos nominais, com os ajustes de calendário, o faturamento subiu 22,9%. “Ocorreu uma desaceleração do índice em junho deste ano em relação aos meses anteriores, fenômeno associado aos efeitos de base de comparação. Em junho do ano passado, o varejo experimentava uma recuperação em relação ao momento de maior impacto da pandemia, observado abril”, afirma Pedro Lippi, head de Inteligência da Cielo. “O resultado de junho de 2021, no entanto, segue a tendência dos meses anteriores, em patamar próximo ao observado antes do início da pandemia”.

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 8,35% no acumulado dos últimos 12 meses, com aceleração de 0,53% em junho. Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação no varejo ampliado foi de 12,6%, desacelerando em relação ao índice de maio.

Regiões

Na análise por regiões, todas apresentaram desaceleração nas vendas na passagem mensal, mas apresentaram crescimento em relação a junho do ano passado. A região Nordeste registrou alta de 14,0%, seguida do Sudeste (+10,2%), Centro-Oeste (+8,9%), Sul (+5,5%) e Norte (+4,9%). Pelo ICVA nominal, a região Nordeste registrou crescimento de 28,4%. Na sequência aparecem: Centro-oeste (+23,0%), Sudeste (+22,9%), Sul (+19,5%) e Norte (+19,4%).

Veja também: Estudo da Close-up sobre varejo farma em junho mostra crescimento lento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia