AJ Vaccines lança vacina que ajudará a erradicar a poliomielite no mundo

A vacina de poliomielite poderá ajudar a erradicar a doença no mundo.
Foto: Reprodução AJ Vaccines
Publicidade

Foi anunciado no último dia dia 2 de julho, que a AJ Vaccines, da Dinamarca, desenvolveu uma vacina contra poliomielite com vírus inativado e com adjuvante, aprovada para comercialização no país pela Agência Dinamarquesa de Medicamentos.

Aprovação da vacina e consequências

O desenvolvimento da vacina contra a poliomielite foi iniciado em 2013, em colaboração e com o apoio financeiro da Fundação Bill & Melinda Gates. Entretanto, o processo de aprovação foi iniciado apenas em 2018, depois que ensaios clínicos deram resultados positivos em quase 3 mil crianças.

A comercialização na Dinamarca abre espaço para a pré-qualificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para autorizar a empresa a distribuir, no próximo ano, doses da vacina a agências da Organização das Nações Unidas (ONU), como o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Inovação para a saúde

A aprovação da vacina é um marco que comprova os esforços da Iniciativa de Erradicação Global da Pólio, lançada em 1988. Fornece a imunização ativa contra poliomielite por meio da vacinação primária em crianças a partir de 6 semanas de vida e reforços de vacina em bebês, crianças, adolescentes e adultos.

É produzida com base em uma tecnologia de formulação própria, que apresenta uma dose mais baixa de substâncias ativas. Além disso, é uma alternativa não inferior às vacinas contra poliomielite com vírus inativo já aprovadas.

Comprometimento da AJ Vaccines

A empresa está fazendo diversos esforços para gerar reconhecimento da vacina. Além da aprovação da comercialização na Dinamarca e da esperada pré-qualificação da OMS, a companhia está fazendo investimentos em um centro de produção de vacina em conformidade com o estabelecido no documento GAP III da ONU.

O CEO da AJ Vaccines, Jesper Helmuth Larsen, explica que todos os colaboradores se dedicaram para desenvolver uma vacina inovadora, que tem o potencial de contribuir para a erradicação da poliomielite em todo o mundo.

“Esperamos que o desenvolvimento e a aprovação da nova vacina tenham um impacto positivo na vida de milhões de pessoas, ao mesmo tempo que representam um potencial de negócios e oportunidade de crescimento significativos para a AJ Vaccines. Pretendemos lançar o produto em nível mundial no começo de 2020 por meio de parcerias com a UNICEF e outros programas de aquisição conjunta, bem como diretamente no mercado privado”, afirmou Larsen.

Veja também: Cobertura vacinal cai e doenças eliminadas voltam a incomodar

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo