A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o biossimilar do adalimumabe, que recebe o nome de AMGEVITA. O medicamento é desenvolvido e produzido pela biofarmacêutica Amgen, e indicado no tratamento de doenças inflamatórias em adultos, como artrite reumatoide, artrite psoriática, espondiloartrite axial, doença de Crohn, colite ulcerativa ou retocolite ulcerativa, psioríase em placas, uveíte e hidradenite supurativa.
Já em crianças, o medicamento ajudará a tratar artrite idiopática juvenil poliarticular, doença de Crohn, artrite relacionada com entesite e uveíte.
O AMGEVITA foi aprovado após um dossiê clínico e técnico capaz de suportar a biossimilaridade do medicamento em diversos tipos de análise, como in vitro e farmacocinética. Os testes ocorreram também em pacientes com psioríase de moderada a severa e artrite reumatoide, também de moderada a severa.
O gerente geral da Amgen Brasil, Mauro Loch, acredita que a aprovação do biossimilar é um marco para os brasileiros que precisam de outras opções de tratamento. “Essa conquista é uma demonstração do compromisso da Amgen em fornecer aos pacientes acesso à medicamentos biológicos de alta qualidade, proporcionando maior sustentabilidade ao sistema de saúde”, afirma.
A previsão para a comercialização do medicamento no Brasil é no início de 2020.