Anvisa aprova medicamento da GSK para tratamento de HIV no Brasil

HIV
Foto: Reprodução da Internet

Um novo medicamento, com combinação inédita, foi aprovado recentemente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de pessoas que vivem com HIV. O medicamento é o Dovato, composto por duas medicações (Dolutegravir 50 mg e Lamivudina 300 mg) em dose única diária, com um único comprimido, e pode ser usado em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade e com peso mínimo de 40 kg.

Desenvolvido pela GSK/ViiV Healthcare, Dovato reduz a quantidade de antirretrovirais usados pelos pacientes por possuir apenas duas medicações, mantendo a eficácia. “Hoje, muitos tratamentos para o HIV de um único comprimido têm pelo menos três medicamentos diferentes combinados. Já o Dovato fornece resultados expressivos com apenas dois medicamentos em um único comprimido”, explica Rafael Maciel, gerente médico da companhia.

Um estudo divulgado este ano avaliou a eficácia, a segurança e a tolerabilidade do medicamento em pacientes que receberam Dovato conforme prescrição de seus médicos. Em 12 meses, o medicamento controlou bem o vírus do HIV, sem casos de desenvolvimento de resistência. Além disso, os riscos de efeitos adversos graves e descontinuações foram baixos.

O gerente médico afirma que as pessoas diagnosticadas com HIV devem iniciar o tratamento com acompanhamento profissional o mais rápido possível e fazer o uso correto de antirretrovirais, como forma de garantir o controle da infecção e prevenir a evolução para a AIDS.

Veja também: MSD solicita à Anvisa autorização de uso emergencial para antiviral oral contra Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia