Anvisa aprova medicamento de ação prolongada para esquizofrenia

Homem sentindo fortes dores de cabeça, sintomas da esquizofrenia
Foto: freepik
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para esquizofrenia. Desenvolvido pela empresa farmacêutica Janssen, o palmitato de paliperidona trimestral é uma injeção de ação prolongada que precisa de apenas quatro doses ao ano.

O tratamento é uma evolução da paliperidona mensal injetável, que já é disponibilizada no Brasil desde 2011. Agora, as recaídas e o controle dos sintomas acontecerão em menor escala, já que após diversos estudos, ficou comprovado que mais de 90% dos pacientes que receberam o tratamento no novo esquema posológico não apresentaram recidivas no período de um ano e meio.

O médico e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Frederico Garcia, explica a importância desse avanço. “Um paciente com esquizofrenia toma de 3 a 6 comprimidos ao dia, totalizando até 2.880 compridos por ano. Com essa nova opção terapêutica, é preciso lembrar do medicamento somente quatro vezes nesse mesmo período”.

Leia também: Tratamento oral para câncer de mama avançado ou metastático é aprovado pela Anvisa

A Diretora Médica da Janssen Brasil, Telma Santos, avalia o comprometimento da empresa com a saúde mental. “Demonstramos os esforços da companhia em investir na expansão de opções de tratamento de necessidades não atendidas de milhares de pacientes e famílias que convivem com doenças tão potencialmente debilitantes como a esquizofrenia”.

O produto está aprovado para o tratamento em pacientes adultos que já tenham sido adequadamente tratados com a injeção mensal de palmitato de paliperidona por pelo menos quatro meses. Agora, o medicamento passará por processo de aprovação de preço na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

A esquizofrenia afeta, aproximadamente, 23 milhões de pessoas em todo o mundo. É caracterizada por distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem e comportamento. Entre os sintomas, encontra-se alucinações e delírios.

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo