Anvisa aprova primeiro medicamento com efeito duplo contra osteoporose e fraturas

Anvisa aprova medicamento para osteoporose
Foto: freepik
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o Evenity (romosozumabe), da Amgen, que é o primeiro construtor ósseo com efeito duplo: evita perda da massa óssea e regenera partes já comprometidas pela doença.

Ação do medicamento

O medicamento é indicado para o tratamento de osteoporose em mulheres na pós-menopausa com alto risco de fratura e pacientes que falharam ou são intolerantes a outra terapia de osteoporose disponível. A ação acontece por meio do aumento da densidade mineral óssea e do fortalecimento da estrutura esquelética do corpo humano.

A osteoporose acomete principalmente idosos, mas as mulheres em menopausa e pacientes de alto risco também são bastante afetados. O medicamento demonstrou em estudos que reduz rapidamente o risco de fratura e constrói um novo osso com 12 meses de terapia.

Estudos

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do estudo FRAME, que demonstrou redução significativa de novas fraturas vertebrais (coluna) e clínicas (sintomáticas) em um ano na comparação com o placebo, e também pelo estudo ARCH, que evidenciou a indicação em pacientes com alto risco de fratura.

Osteoporose e risco de fratura

No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são afetadas pela osteoporose. “Esse tratamento é uma ótima oportunidade para solucionar esse problema da saúde pública. Pacientes que já foram expostos à primeira fratura têm um risco maior de sofrer quedas secundárias. Com o novo medicamento é possível optar por um tratamento que, além de regenerar os ossos, previne novas ocorrências”, explica dr. Bem-Hur Albergaria, vice-presidente da Comissão Nacional de Osteoporose.

Veja também: Consumo de vitaminas cresce 29% em um ano

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo