Anvisa aprova primeiro tratamento específico para ASMD

Anvisa aprova tratamento da ASMD da Sanofi
Foto: Divulgação
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A Anvisa aprovou o Xenpozyme (alfaolipudase) para a reposição enzimática para o tratamento de manifestações não relacionadas ao sistema nervoso central (SNC) de deficiência de esfingomielinase ácida (no inglês, acid sphingomyelinase deficiency ou ASMD) em pacientes pediátricos e adultos com tipo A/B ou B. O produto é desenvolvido pela Sanofi.

Esta é a primeira terapia indicada especificamente para o tratamento da doença extremamente rara – um em cada 250 mil indivíduos desenvolvem ASMD. Não há números oficiais da patologia no Brasil.

Historicamente conhecida como doença de Niemann-Pick, é uma doença genética progressiva com morbidade e mortalidade significativas, principalmente entre lactentes e crianças. Entre os sintomas, estão aumento do baço e do fígado, problemas respiratórios, infecções pulmonares, hematomas ou sangramentos incomuns.

Roberto Giugliani, membro do Serviço de Genética Médica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Head de Doenças Raras da DASA Genômica e co-fundador da Casa dos Raros, detalha a importância do medicamento.

“Sem um medicamento específico, os recursos eram bastante limitados para lidar com a patologia, e o tratamento se resumia a amenizar os sintomas. Agora, finalmente teremos uma terapia que trata de fato a doença e atua no combate a essa condição que pode ser devastadora, gerando um grande impacto na qualidade de vida dos indivíduos com ASMD e de seus familiares”, finaliza.

Veja também: Biomm firma primeiro contrato com MS para fornecimento de anticoagulante ao SUS

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo