A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em seu site oficial um alerta sobre três casos de falsificação da vacina Fluarix Tetra, da GlaxoSmithKline (GSK) Brasil, utilizada na prevenção da Influenza (gripe). A vacina falsificada é vendida com um frasco-ampola multidose, ou seja, um único frasco que permite que várias doses sejam retiradas e aplicadas em mais de uma pessoa, como mostra a Figura 3.
Já a vacina original é produzida e comercializada em embalagem com uma seringa preenchida com dose única, agulha, estojo plástico (para colocar a seringa e a agulha), bula e cartucho, conforme a Figura 1. A GSK também produz a Fluarix com dez doses, mas a embalagem traz dez seringas preenchidas, como aparece na Figura 2.
No último dia 4 de maio, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução Específica (RE) 1.319/2020, que dispõe sobre a apreensão e a inutilização de produtos falsificados, e também sobre a proibição da sua comercialização, distribuição e uso.
Caso você encontre a vacina Fluarix Tetra em frasco-ampola multidose, entre em contato com a Anvisa, por meio do Notivisa, ou com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da GSK, por meio do telefone 0800 701 22 33 ou do e-mail sac.brasil@gsk.com.
Veja também: Plataforma oferece curso gratuito para farmacêuticos sobre vacinação