Anvisa faz alerta sobre falsificação de vacina contra a gripe

Alerta sobre falsificação de vacina da gripe
Foto: freepik
Publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou em seu site oficial um alerta sobre três casos de falsificação da vacina Fluarix Tetra, da GlaxoSmithKline (GSK) Brasil, utilizada na prevenção da Influenza (gripe). A vacina falsificada é vendida com um frasco-ampola multidose, ou seja, um único frasco que permite que várias doses sejam retiradas e aplicadas em mais de uma pessoa, como mostra a Figura 3.

Foto: Reprodução site Anvisa

Já a vacina original é produzida e comercializada em embalagem com uma seringa preenchida com dose única, agulha, estojo plástico (para colocar a seringa e a agulha), bula e cartucho, conforme a Figura 1. A GSK também produz a Fluarix com dez doses, mas a embalagem traz dez seringas preenchidas, como aparece na Figura 2.

Foto: Reprodução site Anvisa

No último dia 4 de maio, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a Resolução Específica (RE) 1.319/2020, que dispõe sobre a apreensão e a inutilização de produtos falsificados, e também sobre a proibição da sua comercialização, distribuição e uso.

Caso você encontre a vacina Fluarix Tetra em frasco-ampola multidose, entre em contato com a Anvisa, por meio do Notivisa, ou com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da GSK, por meio do telefone 0800 701 22 33 ou do e-mail sac.brasil@gsk.com.

Veja também: Plataforma oferece curso gratuito para farmacêuticos sobre vacinação

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo