Aprovado, no Brasil, o primeiro biossimilar oncológico da Pfizer

Medicamento biossimilar oncológico é aprovado pela Anvisa
Foto: shutterstock

Foi aprovado, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o primeiro biossimilar oncológico da Pfizer no Brasil, chamado de Trazimera (trastuzumab-gyyp). O medicamento é indicado para pacientes com câncer de mama, metástase gástrica ou adenocarcinoma da junção gastroesofágica que apresentam alta expressão de HER-2, receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2.

O trastuzumab-gyyp pertence à classe dos anticorpos monoclonais e conta com um anticorpo idêntico para combater a causa da doença, que, nos casos apresentados, é um inibidor de HER-2.

Processo de aprovação

O medicamento foi aprovado após a apresentação dos resultados do estudo clínico comparativo Reflections B327-02, publicado na revista científica British Journal of Cancer. Nele, foi evidenciado que o trastuzumab-gyyp mostrou alto grau de similaridade com o tratamento de origem, de primeira linha, para o grupo de 500 pacientes em mais de 20 países.

A primeira autorização do Trazimera aconteceu na Europa em julho de 2018, seguida da liberação pelo Food and Drug Administration (FDA) nos Estados Unidos, em março de 2019.

Importância do medicamento

A diretora médica da Pfizer Brasil, Márjori Dulcine, fala sobre a importância da autorização do medicamento: “A aprovação, no Brasil, de um biossimilar oncológico que atua na inibição de HER-2 beneficiará muitos pacientes. Além da alta prevalência em câncer de mama, o HER-2 é positivo em 10% a 30% dos cânceres gástricos”.

Márjori explica que a presença dessa proteína confere maior agressividade e pior prognóstico, mas a taxa de resposta com os inibidores é robusta, o que aumenta significativamente o tempo e a qualidade de vida dos pacientes.

Veja também: Anvisa aprova nova indicação para Vyndaqel, para o tratamento de cardiomiopatia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia