EnglishPortugueseSpanish

Cegueira por glaucoma é desconhecida no Brasil, e Pfizer lança campanha de conscientização

Glaucoma pode levar à cegueira irreversível
Foto: freepik

Grande parte dos brasileiros não sabe a importância de ir frequentemente ao oftalmologista, desconhecendo também o glaucoma e os riscos que ele traz, como a cegueira. As conclusões aparecem na pesquisa “Um olhar para o glaucoma no Brasil”, aplicada pelo IBOPE Inteligência a 2,7 mil internautas brasileiros acima de 18 anos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Ceará e Pernambuco.

A iniciativa contempla o lançamento da campanha de conscientização “Não perca seu mundo de vista, tenha um olhar para o glaucoma”, conduzida pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) e pela Upjohn, divisão da Pfizer com foco em doenças crônicas não transmissíveis.

Dados da pesquisa

A pesquisa do IBOPE mostra que 10% dos entrevistados nunca foram ao oftalmologista, enquanto 25% afirmaram ir raramente, somente quando sentem incômodo nos olhos. Entre os mais jovens, um em cada cinco deles afirmou nunca ter ido ao especialista (21%), e 10% foram uma única vez na vida. Entre os que têm mais de 55 anos (73%), um em cada quatro não possui rotina de visita ao oftalmologista.

Do total dos entrevistados, 30% acreditam que devem procurar o médico somente após começar a usar óculos e 23% após perceberem alguma perda de visão. Também não entendem que a exposição ao sol requer cuidados por meio de óculos escuros (86%) e que o uso excessivo de TV, computador, tablet e smartphone podem ressecar os olhos e atrapalhar o sono (83%).

Além disso, 53% dos entrevistados desconhecem que a doença pode levar à cegueira irreversível, enquanto 41% não sabem o que é glaucoma – o equivalente a 53% dos jovens de 18 a 24 anos e 71% dos com 55 anos ou mais. Ao se dividir em públicos por sexo, 44% dos homens desconhecem a informação, enquanto as mulheres são 38%.

Veja também: Merck e The Green Hub anunciam parceria para ampliar conhecimento científico de cannabis no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu