EnglishPortugueseSpanish

Dia Mundial da Esclerose Múltipla: 30 de maio

Pessoas com esclerose múltipla muitas vezes precisam de cadeira de rodas
Foto: shutterstock

O Dia Mundial da Esclerose Múltipla é comemorado em 30 de maio. A data é importante para ajudar a conscientizar a população sobre o que é a doença e quais são as condições enfrentadas pelas pessoas que sofrem com ela.

O que é esclerose múltipla?

A esclerose múltipla (EM) é uma doença degenerativa autoimune, que faz com que o próprio sistema imunológico da pessoa destrua a mielina, uma camada protetora que cobre os neurônios.

Em casos mais graves, a EM pode ser debilitante, já que entre os seus sintomas estão a espasticidade, condição que compromete a mobilidade do paciente.

Segundo dados da Associação Brasileira de Esclerosa Múltipla (ABEM), entre 5 e 20 pessoas a cada 100 mil habitantes sofrem com a esclerose múltipla. A doença atinge, principalmente, jovens entre 20 e 50 anos de idade, sendo a maioria do sexo feminino – três mulheres para cada homem.

Principais sintomas

Os primeiros sintomas da doença são pequenas turvações na visão e breves alterações no controle da urina, que desaparecem em pouco tempo. Entretanto, conforme a doença vai avançando, a qualidade de vida dos pacientes pode ser afetada com sensações de fraqueza, fadiga, visão turva, dores crônicas e formigamentos.

Cerca de 84% dos brasileiros que sofrem com a EM não conseguem se locomover, por conta de quadros graves de espasmos musculares. Como são constantes, acabam gerando dor na pessoa, já que os músculos ficam enrijecidos e dificultam a locomoção.

Tratamento

As pessoas que sofrem com a EM devem fazer acompanhamento com neurologista, além de sessões de fisioterapia. Dessa forma, é possível que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida.

Leia também: CFF lança campanha para comemorar Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Anuncie na Revista da Farmácia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias no seu Whatsapp

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Smart Consulta Consultório Farmacêutico Inteligente - Seja um franqueado
Fechar Menu