Dia Mundial Sem Tabaco alerta sobre o câncer de pulmão e seus subtipos

Tabagismo é uma das principais causas de câncer de pulmão
Foto: freepik
Publicidade

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão, o cigarro é, de longe, o que mais importante. Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), cerca de 85% dos casos diagnosticados da doença estão relacionados ao tabagismo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) determinou que o Dia Mundial Sem Tabaco seja comemorado em 31 de maio.

Tabagismo ameaça saúde pública

Segundo estatísticas do INCA, os produtos de tabaco levam a óbito dois em cada três de seus consumidores, além de afetar também a saúde de pessoas que apenas inalam a fumaça. A estimativa é de que a doença deve atingir 30 mil novos casos no Brasil por ano, no biênio 2018-2019.

Sintomas do câncer de pulmão

De acordo com a oncologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP), Dra. Renata Eiras Martins, a doença pode ser assintomática em estágios iniciais. “Pode até confundida com outras doenças, já que os sintomas como tosse, falta de ar, dor no tórax e escarro com sangue também são comuns em outros problemas respiratórios. Por isso, o diagnóstico, muitas vezes, é desafiador e tardio”, explica.

É preciso ficar atento aos sintomas e não deixar de consultar um médico em caso de tosse persistente, fadiga, falta de ar e dores no peito.

Outras causas do câncer de pulmão

Ainda que a maioria dos casos seja consequência do tabagismo, o câncer de pulmão pode ser dividido em dois grupos – pequenas células (CPPC) e não pequenas células (CPNPC).

Entre os subtipos de CPNPC, o adenocarcinoma representa 50% dos casos.

Veja também: Dia Mundial da Esclerose Múltipla: 30 de maio

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo