Estudo aponta queda drástica de diagnóstico de doenças cardíacas durante pandemia

Doenças cardiovasculares
Foto: Divulgação/Quanta Diagnóstico por Imagem

A pandemia da Covid-19 impactou o sistema de saúde mundial, afetando também o tratamento de outras doenças. Aproximadamente 718 mil exames de diagnóstico por imagem de doenças cardiovasculares deixaram de ser realizados em todo o mundo somente entre março e abril de 2020.

Os dados são do estudo “Impacto Internacional da Covid-19 no Diagnóstico de Doença Cardíaca”, que contou com a participação da Quanta Diagnóstico por Imagem, clínica de Curitiba (PR), junto com outros 908 centros de diagnóstico em 108 países.

Maiores quedas

Na comparação entre março de 2019 e 2020, a quantidade de exames de imagem cardiovasculares diminuiu 42%. Analisando somente abril de 2020, a queda foi ainda maior: 64% em relação ao mesmo mês de 2019. Rodrigo Cerci, diretor de Pesquisa e Inovação e do Serviço de Angiotomografia Coronária da Quanta, revela que as maiores reduções ocorreram na América Latina e no Oriente Médio.

Foram analisados separadamente diferentes exames cardiológicos. Os procedimentos de ecocardiografia transtorácica diminuíram 59%, de ecocardiografia transesofágica 76%, os testes de estresse 78% e a angiografia coronária 55%.

Atenção às doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares ainda são a principal causa de mortalidade no mundo inteiro, sendo responsáveis por 18 milhões de óbitos todos os anos, além de ser um fator para o agravamento da Covid-19.

“As demais doenças não deixam de existir devido à pandemia e condições potencialmente muito graves, como infarto e insuficiência cardíaca, precisam de diagnóstico imediato devido à alta mortalidade”, explica Cerci.

Ao sentir sintomas típicos, o profissional orienta a procurar atendimento médico imediato, pois o risco de morrer por infarto é maior do que por Covid-19. “Do ponto de vista das instituições (clínicas, hospitais), devem estar preparadas para atender pacientes com suspeita de Covid de forma separada das demais patologias, permitindo assim o atendimento seguro de todos”, finaliza.

Veja também: Duas terapias pioneiras para doença de Parkinson serão desenvolvidas pela Bayer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia