Farmacêutica anuncia resultados de pesquisa sobre doença falciforme

GBT divulga resultados sobre doença falciforme
Foto: shutterstock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A farmacêutica Global Blood Therapeutics (GBT) anunciou recentemente os resultados da pesquisa SHAPE. O estudo, realizado com mais de 1,3 mil pacientes, cuidadores e profissionais de saúde em dez países, incluindo o Brasil, focaliza a doença falciforme (DF) e suas necessidades não atendidas. São exemplos fadiga, dor e problemas e de saúde mental, o que afeta a vida social.

Foi identificado que as complicações de saúde a longo prazo são as principais preocupações dos pacientes, profissionais de saúde e cuidadores, que também enfrentam cargas físicas, psicossociais e econômicas.

“Esses resultados são um alerta e acredito que as ações que seguem podem nos ajudar a promover um melhor diálogo e melhorar as conversas sobre o gerenciamento e o cuidado dessa doença devastadora e há muito negligenciada”, afirma Baba Inusa, professor e consultor de hematologia pediátrica.

Em relação aos profissionais de saúde, a pesquisa mostra que eles sentem necessidade de mais informação e ferramentas para abordar o impacto a longo prazo da doença. Já em relação aos pacientes e cuidadores, as maiores dificuldades estão ligadas à dor frequente e às barreiras físicas, emocionais e sociais.

“A doença falciforme é a realidade de muitas pessoas ao redor do mundo e, no entanto, os pacientes muitas vezes recebem cuidados inadequados, especialmente por profissionais de saúde não especializados”, destacou Dianaba Ba, que convive com a doença e é diretora de Operações da SOS GLOBI: Federação de Pacientes Falciformes e Talassêmicos da França.

Veja também: Janssen lança dicionário anticapacitista para combater estigma da esquizofrenia

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo