Farmacêutica da Drogaria São Paulo fala sobre os tipos de diabetes

Farmacêutica explica detalhes sobre o diabetes
Foto: freepik
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Aproximadamente 12 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose no sangue. Os dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia mostram que cerca de 90% dos casos são do tipo 2, que exige medicações específicas e mudanças de hábitos.

Caroline Maymi Tengan, farmacêutica da Drogaria São Paulo, revela que o diabético tipo 1 recebe o diagnóstico na infância, adolescência ou até mesmo no início da fase adulta. Entre os principais sintomas, aparecem rápida perda de peso, excesso de sede e aumento do volume urinário.

Já o tipo 2 é mais comum em adultos e idosos com comorbidades, em especial a síndrome metabólica, que inclui alterações nos níveis de colesterol, hipertensão e aumento na circunferência abdominal, que favorece a resistência à insulina.

A profissional explica que os sintomas são diferentes: “No tipo 1, o pâncreas tem dificuldade em produzir a insulina, por isso há maior circulação do açúcar na corrente sanguínea, gerando a hiperglicemia. Ao filtrar a glicose e mandá-la para fora do corpo, o volume urinário aumenta. Outro sintoma é aumento de apetite”.

Já o tipo 2 apresenta os mesmos sintomas, mas o perfil do paciente é diferente: tem alteração no colesterol, risco de hipertensão, aumento de circunferência abdominal e níveis alterados de glicemia.

Veja também: Farmacêutica anuncia resultados de pesquisa sobre doença falciforme

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo