FIP apela que farmacêuticos atuem para mitigar o impacto da poluição do ar na saúde

Poluição do ar
Foto: freepik

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, listou a poluição do ar e as mudanças climáticas entre as dez principais ameaças à saúde global. No caso da poluição, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído todos os dias, o que ocasiona a morte de sete milhões de pessoas por ano. Por esse motivo, a Federação Farmacêutica Internacional (FIP) lançou, na última terça-feira (7), um documento convocando todos os farmacêuticos a enfrentarem esse problema.

Além do alerta aos profissionais, organizações e lideranças do setor, a FIP busca a defesa da expansão do papel do farmacêutico e de sua contribuição para os desafios impostos pelas doenças respiratórias crônicas. O documento foi elaborado pela assessora da presidência do Conselho Regional de Farmácia (CFF), Josélia Frade, e pela consultora ad hoc da entidade, Mariana Gonzaga.

Para a Federação, os farmacêuticos ocupam posição estratégica para rastreamento de doenças respiratórias, bem como para o acompanhamento de pessoas com sinais e sintomas, visando à otimização da farmacoterapia, à educação do paciente, à vacinação e à melhoria dos resultados em saúde.

O documento reforça a importância dos programas de formação em doença respiratória para farmacêuticos, com vários conteúdos e sugestões de metodologias que podem ser utilizadas. “Pesquisa feita com 62 países reforçou a importância da expansão do papel do farmacêutico e dos serviços prestados por esse profissional para o enfrentamento das doenças respiratórias e indicou como uma das principais barreiras a serem enfrentadas a necessidade de treinamento” finaliza Josélia.

Veja também: MSD Brasil custeia 100% do tratamento antitabagismo para colaboradores que desejam parar de fumar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia