Governo de SP lança programa de consultas médicas a distância

O Programa Multisaúde já está sendo colocado em prática
Foto: Divulgação
Publicidade

Foi lançado, na última quarta-feira (3/07), o programa Multisaúde, que tem como objetivo agilizar o atendimento médico à população e reduzir o tempo de diagnóstico e início do tratamento por meio de teleconsultoria. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e pelo o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

O programa tem como objetivo permitir aos médicos das unidades básicas de saúde (UBSs) utilizar um aplicativo para coleta de imagens dos pacientes e depois enviá-las aos médicos especialistas do hospital de referência Albert Einstein.

Início do programa

O piloto do Multisaúde conta com atendimentos na área de dermatologia. Teve início com atividades na cidade de Catanduva, em São José do Rio Preto, no dia 25 de abril. Desde então, o projeto já está ativo nas cidades de Itajobi, Novo Horizonte, Pindorama, Pirangi e Tabapuã.

O ministro da Saúde explicou que a dermatologia foi a primeira área escolhida por conta da seriedade do problema. “A dermatologia foi escolhida por uma questão de gravidade e a urgência que existe para os casos de câncer de pele, que é uma causa de mortalidade importante no Brasil, por conta da incidência solar”.

Aplicativo do Multisaúde

O aplicativo criado exclusivamente para o programa permite que os profissionais das UBSs da região de Catanduva coletem imagens de alterações na pele de cada paciente e enviem o conteúdo para teledermatologistas do Hospital Albert Einstein.

A partir disso, os especialistas emitem laudos e sugestões terapêuticas a distância, fazendo com que os pacientes concluam o atendimento na própria unidade básica. Recebem ainda encaminhamento para avaliação presencial ou, se houver necessidade, para a realização de biópisa.

Capacitação dos profissionais

Os profissionais da Atenção Básica dos municípios estão sendo capacitados para usarem o aplicativo e contam com os teleconsultores para análise dos casos inseridos.

O programa será expandido ao longo do mês dentro do estado de São Paulo, chegando a outros 13 municípios nesta fase inicial. Algumas das cidades contempladas são: Ariranha, Catanduva, Catiguá, Elisiário, Embaúba, Fernando Prestes, Irapuã, Itajobi, Marapoama, Novais, Novo Horizonte, Palmares Paulista, Paraíso, Pindorama, Pirangi, Sales, Santa Adélia, Tabapuã e Urupês.

Veja também: Anvisa conclui teste do sistema de rastreamento de medicamentos

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo