A ministra da Saúde, Nísia Trindade, recebeu o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, concedido pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma), por sua trajetória profissional e de gestora pública na área da Saúde e sua contribuição para o desenvolvimento da indústria farmacêutica no país. A comenda foi entregue a ministra em encontro especial realizado na sede da entidade, em São Paulo, na segunda-feira (19).
Leia: Nova tecnologia garante mais lucratividade para o varejo
“Receber o Colar Cândido Fontoura do Mérito Industrial Farmacêutico, concedido pelo Sindusfarma, é uma honra especial, pois simboliza a importância de uma política de Estado em prol do acesso aos medicamentos e insumos de saúde. Essa medalha, portanto, é o reconhecimento de um trabalho individual, mas sobretudo coletivo. Um trabalho junto às instituições de saúde, minha trajetória na Fiocruz, e agora uma agenda no Ministério da Saúde. Trata-se de uma agenda de inovação, de orientar o trabalho de produção daqueles medicamentos para doenças negligenciadas, para o acesso à saúde e ao fortalecimento do SUS. Agradeço ao Sindusfarma e quero reafirmar o compromisso com essa agenda”, afirmou a Ministra Nísia Trindade.
O presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini, destacou as realizações de Nísia Trindade, notadamente na emergência sanitária do coronavírus. “A liderança da professora Nísia foi fundamental para a assinatura do contrato de transferência de tecnologia da vacina contra a Covid-19 que salvou milhões de vidas no país. Foi marcante sua ação à frente da Fiocruz no momento em que, em plena pandemia, as vacinas eram fortemente contestadas”, disse Mussolini.
Leia também: Conheça a importância dos Desktops Linux para farmácias e drogarias
A ministra foi acompanhada pelo secretário Carlos Gadelha, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde.