Novo vírus da gripe com potencial pandêmico é encontrado na China

Novo vírus da gripe tem potencial pandêmico
Foto: freepik

O portal G1 noticiou, nesta terça-feira (29/06), que uma nova cepa do vírus da gripe com potencial pandêmico foi identificada na China. A nova linhagem surgiu recentemente e tem porcos como hospedeiros, mas cientistas que a estão pesquisando dizem que ela pode vir a infectar seres humanos.

A preocupação é que ela possa vir a sofrer uma mutação ainda maior e se espalhar entre as pessoas, desencadeando um surto global. Os cientistas afirmam que a cepa tem “todas as características” de ser adaptável para infectar seres humanos e deverá ser monitorada de perto.

Ameaça pandêmica

A última gripe pandêmica – o surto da gripe suína em 2009 -, acabou sendo menos mortal do que se temia inicialmente, pois muitas pessoas mais velhas tinham alguma imunidade a ela por sua semelhança com outros vírus da gripe que já haviam circulado antes. Atualmente, esse vírus é combatido por vacina. A nova cepa é semelhante à da gripe suína, mas possui algumas diferenças.

Perigo do novo vírus

A grande questão é que o vírus pode crescer e se multiplicar nas células que revestem as vias aéreas humanas, já que houve evidências de infecção recente em pessoas que trabalham em matadouros e na indústria suína na China.

As atuais vacinas contra a gripe podem não proteger contra a nova cepa, embora possam ser adaptadas para isso. Kin-Chow Chang, que trabalha na Universidade de Nottingham, no Reino Unido, disse à BBC: “No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”.

O professor James Wood, chefe do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Cambridge, afirma que o trabalho “vem como um lembre salutar” de que estamos constantemente sob o risco do surgimento de patógenos e que animais de criação, com os quais os seres humanos têm contato, podem sim ser fontes de vírus pandêmicos.

Veja também: Anvisa autoriza dois novos estudos clínicos para Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia