[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Uma nova vacina contra meningite meningocócica (MenQuadfi) chega ao mercado nacional. É indicada para a imunização primária e de reforço para prevenção da doença causada pelos sorogrupos A, C, W e Y em adultos e crianças a partir de 12 meses.
“A atuação da Sanofi em vacinas começou há 45 anos no Brasil, quando chegamos para apoiar um surto de meningite que assolava o País. Vacinamos mais de 90 milhões de brasileiros. Entendemos que enquanto houver uma pessoa sob risco, precisamos atuar com ciência e inovação para avançar continuamente, dando à classe médica opções para prevenção dessa doença potencialmente devastadora”, explica Sheila Homsani, diretora médica de Vacinas.
A meningite meningocócica é uma infecção das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). É infecciosa e rara, podendo levar a óbito em 24 horas. Acomete, em média, mais de mil indivíduos todos os anos no Brasil, e a incidência maior é em crianças de até cinco anos de idade.
Marco Aurélio Sáfadi, infectologista da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), explica que o desenvolvimento de vacinas conjugadas multivalentes ACWY amplia a proteção contra os sorogrupos da doença.
Além do lançamento no Brasil, a nova vacina teve aprovação na União Europeia, Islândia, Liechtensein, Noruega, Austrália, Argentina, Estados Unidos, Canadá, Chile e Reino Unido. Também recebeu pré-qualificação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Veja também: Medicamento para Covid-19 é aprovado pela Anvisa para venda em farmácias