Síndrome de Burnout é incluída na nova Classificação Internacional de Doenças

Mulher com Síndrome de Burnout
Foto: freepik
Publicidade

A síndrome de Burnout foi incluída na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11). A decisão foi tomada durante assembleia mundial da Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorrida no último dia 20 de maio, em Genebra. A inclusão começa a valer oficialmente em 2022.

O que é Burnout?

Definida como estresse crônico, a doença está relacionada a estresses gerados no ambiente do trabalho, fazendo com que qualquer assunto relacionado à atividade profissional cause incômodo.

As jornadas exaustivas, a imposição de metas abusivas, a falta de reconhecimento e a autonomia no ambiente de trabalho são algumas das causas da síndrome de Burnout. Nesses casos, a pessoa entra em um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, fazendo com que situações profissionais se tornem ainda mais desgastantes.

Segundo o psicólogo da Holiste Psiquiatria, Uelinton Pereira, as pessoas começam sentindo estresse, que depois se desenvolve para algo maior. “A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Geralmente começa com uma crise de ansiedade ou pânico, para depois se desenrolar como Burnout”, explica.

As crises de ansiedade e pânico podem acontecer no momento de sair para trabalhar, quando falar com o chefe ou diante de alguma situação ocorrida no trabalho. “Quando o desânimo começa no final de semana, ao lembrar que no dia seguinte retomará a rotina e isso aumenta a ponto de os sintomas aparecerem um ou dois dias antes, é um sinal”, sinaliza Pereira. 

Sintomas da doença

O psicólogo explica ainda que muitos pacientes sonham com o trabalho e já não conseguem mais falar do assunto. Cansaço, seja ele físico, seja mental, dores de cabeça, alterações no apetite e no sono, dificuldade de concentração, sentimentos de fracasso e insegurança são alguns dos sintomas da patologia.

Como é estruturada a CID-11?

 A Classificação Internacional de Doenças é feita com base nas avaliações de especialistas ao redor do mundo e serve para estabelecer tendências e estatísticas sobre a saúde da população.

A CID-11, além de abordar a síndrome de Burnout, terá outras atualizações. A saúde sexual, por exemplo, também passará a abranger a incongruência de gênero, que até então era citada na seção sobre enfermidades mentais. Já o transtorno provocado por jogos eletrônicos foi incluído no capítulo que aborda as dependências.

Veja também: Famílias têm papel importante no tratamento de depressão de adolescentes

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Com o mote "Expert desde o primeiro de muitos sorrisos", a ação destaca a expertise da marca no tema.
Empresa destina 1% do lucro líquido para projetos sociais na área de saúde; influenciadores participam dos vídeos da campanha.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo