Como vai a gestão da sua empresa?

Empresários, em geral, não fazem autodiagnóstico e não verificam como estão os fundamentos de gestão do negócio.
Foto: shutterstock

Existe uma tendência natural de se olhar a empresa apenas pelo caixa. Quando ele, aparentemente, vai bem, alguns empresários se colocam na zona de conforto; quando vai mal, em geral, atribuem a fatores externos à empresa, como mercado, concorrência predatória, inflação, impostos, mudanças na regulação, entre outros.

Com certeza, alguns desses fatores podem contribuir e, de fato, influenciam os resultados do negócio, porém, em menor proporção que o despreparo da empresa em se precaver, organizar e posicionar frente aos desafios do mercado, da concorrência e das exigências dos clientes.

Os empresários, em geral, não fazem autodiagnóstico da gestão da empresa e não verificam como estão os fundamentos de gestão do negócio. Em muitas empresas, alguns desses fundamentos sequer são trabalhados no contexto geral da gestão. Mas, obviamente, existem exceções e elas acabam se destacando.

Assim, a gestão da empresa não se resume às vendas propriamente ditas. É necessário cuidar dos demais fundamentos de gestão do negócio, para efetivamente viabilizar e promover sustentabilidade e rentabilidade ao negócio.

Podemos destacar alguns fundamentos de gestão aos quais o empresário deve dedicar atenção:

– O planejamento estratégico da empresa, que, de posse do plano de ações, permite buscar o atingimento das metas;

– Para a organização e padronização das atividades, o mapeamento e a melhoria dos processos se fazem necessários;

– O atendimento realizado com procedimentos de forma correta contribui positivamente para a realização das vendas e a relativa fidelização dos clientes;

– Por meio do marketing bem planejado, é possível estudar o mercado, posicionar a empresa no mercado de forma adequada, contribuir para a compreensão das fases da venda – a trajetória do cliente para a concretização da venda –, conhecer o consumidor, planejar a comunicação da empresa, atrair novos clientes, reter os clientes atuais, promover campanhas promocionais e construir autoridade da empresa no segmento, melhorando sempre a percepção do público-alvo. E, aí sim, efetivar as vendas de forma que o cliente se sinta acolhido;

– Na atualidade, a empresa deve, minimamente, estar inserida ou praticar ações relacionadas ao marketing digital;

– E, não menos importante, porém muitas vezes feita de forma não totalmente organizada, a gestão financeira é fundamental para a tomada de decisão com base em indicadores-chave de desempenho;

– Muitos empresários assumem ou são impelidos a gerir uma empresa sem os fundamentos comportamentais que possam contribuir para o sucesso do negócio. Nesse caso, o comportamento empreendedor, que pode ser trabalhado, é fundamental para a superação dos obstáculos que sempre existem nas empresas;

– E, considerando que as empresas são formadas por recursos físicos, financeiros e pessoais, as pessoas necessitam de gestão adequada, ou seja, a empresa não deve se limitar ao simples departamento pessoal sem trabalhar os fundamentos da efetiva gestão de pessoas, em todos os seus aspectos;

– Como o varejo farmacêutico é um segmento sujeito a normas regulatórias rígidas, ainda existem empresários que não dominam de forma ampla as exigências para as quais o estabelecimento deve estar adequado e em conformidade com as normas vigentes;

– Finalmente, ainda que a empresa não seja uma rede, que normalmente demanda fundamentos de logística e suprimento mais aprofundados, sofisticados e ágeis, no mínimo, necessita implantar e gerir de forma correta o inventário do estoque da empresa;

Você, empresário ou gerente, já se deparou com as questões a seguir? Nota de 0 a 10 para a sua empresa
Você costuma colocar no papel aquilo que deseja para a sua empresa, possuindo definições claras de objetivos estratégicos, metas com prazos para serem atingidas, plano de ações e gerenciamento da execução do direcionamento estratégico?  
Na sua empresa, existem processos desenhados em fluxograma e procedimentos detalhados escritos e revisados sempre usados de forma padronizada por todos? (Aqui não estamos nos referindo a POPs, e sim à organização dos vários fundamentos de gestão da empresa sob a forma de processos e procedimentos).  
Na sua empresa, existem processos e procedimentos bem definidos para garantir a qualidade no atendimento aos clientes, e a equipe é constantemente treinada, existindo evidências dos processos e procedimentos, assim como dos treinamentos realizados?  
Na sua empresa, os fundamentos de marketing são totalmente praticados e trazem efetivos resultados para o seu negócio?  
Na sua empresa, as ações de vendas estão bem estruturadas e são praticadas por todos com resultados positivos para a empresa?  
A sua empresa está presente e possui atuação efetiva em canais digitais (site/mídias sociais/planejamento de estratégias e ações em marketing digital)?  
Na sua empresa, os fundamentos da gestão financeira, envolvendo controles de contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, análise e planejamento financeiro, orçamento e avaliação do desempenho do negócio, são praticados de maneira integrada, com ou sem um sistema de gestão integrada (ERP), que garanta a integridade dos registros e a tomada de decisão?  
Na sua empresa, definir e lidar com execução de metas, gestão do tempo e priorizações, além de busca constante de informações e oportunidades, são ações normais e praticadas de forma efetiva com resultados positivos?    
Na sua empresa, a Gestão de Pessoas está organizada e praticada de acordo com as práticas de Recrutamento e Seleção, Gestão e definição das atribuições de Cargos, Avaliação de Desempenho, Avaliação de Clima Organizacional e toda a parte do departamento pessoal é executada por pessoa qualificada de forma correta e completa?    
Na sua empresa, os manuais e POPs estão organizados e são praticados por todos? A equipe está capacitada segundo as normas regulatórias e também em relação ao cadastro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde)?  
Na sua empresa, é realizado regularmente o Planejamento e controle de estoque? Existe eficácia das compras, suprimentos, estoque e movimentação de produtos? E a realização de Inventário é regular, contribuindo para a eficácia da gestão do estoque?  

Qual foi o resultado dessa reflexão? Muitos aspectos a melhorar? Não hesite em buscar ajuda profissional para garantir a sustentabilidade do seu negócio.

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