Comunicação assertiva: como se comunicar de forma clara

Ser um bom comunicador não significa apenas ter a habilidade da oratória. Veja essas dicas.
Comunicação assertiva
Dicas para ter assertividade na comunicação | Foto: Shutterstock
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Comunicação assertiva é algo que deve fazer parte do dia a dia de qualquer profissional que almeja se destacar na carreira. Ser um bom comunicador não significa apenas ter a habilidade da oratória. A definição também não está associada a cargos e técnicas de falar em público ou ser persuasivo. O conceito de ser assertivo é aquele que expressa segurança ao agir; que se comporta de maneira firme; que demonstra decisão nas palavras.

É necessário ter assertividade na hora de expor as ideias e construir uma imagem ética, de transparência e confiança. O bom comunicador é claro e conciso, consegue se comunicar com transparência e é assertivo e eficaz em transmitir suas mensagens.

Informações dúbias, omissão e percepções inadequadas no compartilhamento das informações podem gerar desentendimentos na execução dos processos empresariais. Como consequência, o ambiente da empresa fica afetado como um todo, comprometendo a comunicação interna e com os clientes, gerando assim baixa produtividade e insatisfações pessoais e profissionais.

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Entendendo a assertividade

A assertividade é a capacidade de nos expressarmos de forma clara, direta e objetiva, utilizando uma linguagem compreensível, fazendo com que o outro entenda com exatidão aquilo que queremos dizer. Uma pessoa com essa característica é positiva, demonstra autoconfiança, sabe expor sua opinião e se posicionar. Essas virtudes cooperam para que ela se comporte com mais equilíbrio e segurança ao tomar decisões e executar suas ações, ou seja, a capacidade que ela tem se de se relacionar com os outros, conquistando credibilidade e a colaboração da equipe.

Seja na vida pessoal, seja no ambiente corporativo, é comum encontrarmos falhas de comunicação com o potencial de desencadear diversos tipos de problemas, bem como conflitos de relacionamento. E-mails escritos de forma incorreta, percepções equivocadas, padrão de comportamento reativo, falta de ética, relativismo moral, conversas e feedbacks realizados de maneira inadequada, ausência de treinamento, entre muitas outras situações são capazes de se transformar em verdadeiros obstáculos para o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores e para o alcance dos objetivos da empresa.

Empatia facilita comunicação assertiva

A habilidade de ter empatia, entender e se colocar no lugar do outro contribui no processo de uma comunicação assertiva, pois amplia nossa percepção de compreender melhor a maneira de pensar das pessoas ao nosso redor. A empatia estimula a confiança nas relações e facilita a comunicação assertiva nas empresas. Da mesma forma, o conhecimento demonstrado nos processos de comunicação amplia a capacidade de argumentar de forma assertiva e induz à credibilidade. 

A objetividade também é fator importante nesse processo de comunicação. Não fale demais, nem de menos. Evite se alongar para não desviar o foco do tema principal. Use um vocabulário condizente com o perfil de quem está recebendo as informações, seja presencial, seja por e-mail. Uma linguagem clara e precisa desperta o interesse e mantém a atenção.

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Firmeza na voz transmite segurança na fala

O ritmo adequado é falar calmamente e com tranquilidade, o que é fundamental para se fazer entender. A firmeza no tom de voz transmite segurança. Esse equilíbrio é fator decisivo na comunicação assertiva.

A expressão corporal é complemento essencial. Isso significa: prestar atenção aos gestos, expressões faciais, postura e olhares. Sempre mantenha a calma.

A confiança depositada em um profissional também se dá devido à disponibilidade de ajudar, inspirar e trabalhar em equipe. A comunicação assertiva oferece a possibilidade de formar equipes mais homogêneas, que cooperam uns com os outros.

Diante dessas orientações, podemos concluir que a comunicação assertiva é de fundamental importância, pois, a partir do momento em que as informações e as mensagens que se quer e que precisam ser transmitidas são passadas com transparência, objetividade, clareza, coerência e coesão, as chances de que a sua interpretação seja correta e de que um bom trabalho seja executado aumentam de forma considerável, evitando retrabalho, otimizando o tempo e alcançando os resultados esperados.

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Lucia Gadelha

Pedagoga e especialista em Recursos Humanos, Lucia se destaca quando o desafio é implantar processos para a gestão de pessoas. Em sua coluna, Lucia orienta sobre a melhor forma de liderar e formar equipes de alto desempenho e obter os melhores resultados.
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