Anvisa terá 72 horas para autorizar importação de produtos da área de saúde

Anvisa terá 72 horas para autorizar a importação de quaisquer produtos da área de saúde que podem auxiliar no combate à Covid-19, mas algumas regras devem ser seguidas para a concessão da autorização.
Anvisa deverá autorizar importação de produtos de saúde em até 72 horas
Foto: freepik
Publicidade

Publicada na sexta-feira (29/05), no Diário Oficial da União, a Lei Federal nº 14.006/2020 estabelece o prazo de 72 horas para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize, excepcionalmente, a importação e distribuição de quaisquer materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área da saúde que podem auxiliar no combate à pandemia. 

Os produtos, contudo, devem ser registrados por, pelo menos, uma autoridade sanitária estrangeira e autorizados à distribuição comercial em seus países. Entre os órgãos permitidos, estão o Food and Drug Administration (FDA), European Medicines Agency (EMA), Pharmaceuticals and Medical Devices Agency (PMDA) e National Medical Products Administration (NMPA).

Os médicos que prescreverem ou ministrarem medicamentos nessas condições deverão informar aos pacientes ou aos seus representantes legais que o produto foi liberado por ter sido registrado por um órgão internacional, e que ainda não possui o registro da Anvisa.

Leia a Lei Federal nº 14.006/2020 na íntegra.

Veja também: CFF lança manual sobre segurança da água e antissepsia contra o SARS-CoV-2

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe
Publicidade

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Veja também

RD Saúde oferece mais de 1 milhão de testes gratuitos de glicemia até 31 de outubro

Campanha de conscientização sobre diabetes acontece em mais de 3 mil farmácias da rede em todo o Brasil.

CRF-SP lança manual para farmacêuticos orientarem pacientes em uso de GLP-1

Novos materiais abordam suplementação, substituição de medicamentos e cuidados durante o tratamento com semaglutida.

Merck, SBD e Prefeitura de Guarulhos lançam programa de capacitação da Atenção Primária em diabetes e pré-diabetes

Programa também será oferecido a farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos
Publicidade
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.