Anvisa toma medidas para coibir sobrepreço de medicamentos

A Anvisa está tomando providências quanto ao sobrepreço de medicamentos utilizados no manejo clínico de pacientes com Covid-19.
Anvisa toma medidas sobre sobrepreço de medicamentos
Foto: shutterstock

Com o objetivo de coibir o preço abusivo de anestésicos e relaxantes musculares utilizados no manejo clínico de pacientes com Covid-19 que necessitam de ventilação mecânica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ampliou as ações de fiscalização desses produtos.

Para isso, a Agência criou um canal de comunicação específico para denúncias de sobrepreço de todos os medicamentos hospitalares relacionados à Covid-19, tornando prioridade a análise de denúncias e dos processos administrativos sancionatórios.

Também está tendo uma atuação estratégica com ministérios e solicitou aos entes públicos e privados de informações sobre denúncias de sobrepreço, além de antecipar a apresentação do relatório de comercialização desses medicamentos no primeiro semestre de 2020, quando a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) encaminhou ofícios a empresas requerendo os dados.

Alertas da Anvisa

A Agência reitera ainda que a prática de sobrepreço da venda e aquisição de medicamentos é ilegal e, por isso, divulga em seu portal listas de Preço Fábrica (PF), Preço Máximo ao Consumidor (PMC) e Preço Máximo de Venda para o Governo (PMVG).

Além disso, aumentar os preços de medicamentos injustificadamente está em desacordo com as normas da CMED e do Código de Defesa do Consumidor.

Veja também: Anvisa autoriza dois novos estudos clínicos para Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia