Câmara aprova projeto que libera medicamentos sem registro da Anvisa durante pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou, na última semana, um Projeto de Lei que libera a comercialização de medicamentos sem registro da Anvisa enquanto durar a pandemia. Senado ainda deve analisá-lo.
Câmara aprova PL sobre venda de medicamentos sem registro da Anvisa
Foto: freepik
Publicidade

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (01/04), um projeto de lei que autoriza o governo a importar e distribuir materiais, medicamentos, equipamentos e insumos da área da saúde sem registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) durante a pandemia do coronavírus.

O projeto, apresentado pelo deputado Luiz Antonio Teixeira Junior (PP-RJ), foi votado em sessão virtual, e define que todos os produtos deverão ser validados por agências internacionais, como a Food And Drugs Administration (EUA), European Medicine Agency (Europa), Pharmaceuticals and Medical Device Agency (Japão) e National Medical Products Administration (China). O Senado ainda deverá analisá-lo.

Justificativa

O texto estabelece o prazo de 72 horas, a partir da solicitação feita à Agência, para que os artigos sejam liberados para distribuição ou importação. Atualmente, o prazo do processo de registro de medicamento dura entre 490 a 1.286 dias, a depender da categoria.

O relator da proposta, Hiran Gonçalves (PP-PR), fala sobre o projeto: “Apesar de reconhecermos a importância da análise cuidadosa da Anvisa, estamos passando por um período de exceção que exige medidas temporárias urgentes”.

Ele explica que estarão à disposição para compra somente produtos já liberados para serem comercializados nos respectivos países de origem das agências internacionais.

Os médicos que prescreverem ou ministrarem algum medicamento sem registro da Anvisa para combater o coronavírus deverá informar ao paciente ou seu representante legal que o produto não tem a aprovação da Anvisa.

Veja também: Farmácias magistrais podem produzir álcool em embalagens de qualquer tamanho

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

loading...

Veja também

Nova legislação regulamenta direito previsto na Constituição e amplia a proteção, que será implementada de forma gradual.
Percentual médio será de até 2,47% e ficará abaixo da inflação. O índice segue em queda desde 2023, após altas nos anos anteriores.
Drogarias não estão autorizadas a comercializar suplementos alimentares industrializados que contenham o insumo Withania somnifera.
Lei nº 15.357 foi sancionada pelo presidente Lula e autoriza que supermercados tenham farmácias na área de venda e comercializem medicamentos.
Farmacêuticos devem estar presentes no espaço; PL 2.158/23 segue para sanção presidencial.
Nova data amplia prazo para negociação entre empregadores e trabalhadores e reforça compromisso com o diálogo social.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.