Close-up lança dados sobre impacto da Covid-19 na prescrição médica

A Close-up International liberou dados que falam sobre o impacto da Covid-19 na prescrição médica no mês de abril de 2020 no Brasil.
Covid-19 impactou prescrição médica no mês de abril
Foto: freepik
Publicidade

A Close-up International, empresa que audita o setor farmacêutico, publicou um documento com todas as informações levantadas sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na prescrição médica. Os dados são referentes ao mês de abril de 2020.

Evolução de mercado

O número de prescrições gerais no quarto mês do ano sofreu uma queda significativa de 22% em relação ao mês de março – saiu de 11,2 milhões para 8,8 milhões. Segundo a Close-up, essa diminuição se dá pela queda de produtividade dos médicos, ou seja, houve uma redução significativa das consultas médicas presenciais.

As prescrições per capta também tiverem uma diminuição de 20%, saindo de 24 em março para 19 em abril. Contudo, não houve queda significativa de médicos prescritores, já que a diferença entre abril e março é de –0,2%. 

Especialidades mais impactadas

Especialidades médicas que prescrevem, majoritariamente, medicamentos de uso contínuo (como PSQ, CRD e CLG), tiveram em abril um aumento de participação de 35,9% em relação ao primeiro trimestre de 2020. Já as que prescrevem medicamentos de uso agudo (como GOB, PED e ORT) perderam participação em relação aos três primeiros meses, somando 10,7%.

Doenças mais impactadas

As doenças tratadas por medicamentos de uso contínuo tiveram um aumento de representatividade grande no mês de abril em comparação com o primeiro trimestre do ano. Transtornos mentais, por exemplo, passaram de 22,6% para 25,59%; hipertensão foi de 13,8% para 15,7%; e convulsão foi de 6,7% para 7,7%.

Uso agudo versus uso crônico

No mês de abril, os medicamentos de uso crônico tiveram um aumento de representatividade de 7,3% em relação ao primeiro trimestre de 2020, chegando a 62,9%. Já os de uso agudo caíram 7,3%, chegando a 37,1%.

Controlados, Farmácia Popular e outros

Houve um aumento em abril na participação dos medicamentos controlados e do Farmácia Popular em relação aos outros medicamentos – os primeiros cresceram 1,2%, chegando a 46,1%; os segundos cresceram 2,7%, chegando a 22,5%; e os terceiros tiveram uma queda de 3,9%, chegando a 31,4%.

Veja também: Canal farma tem crescimento de 28,9% em meio a coronavírus

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo