Eficácia de Sputnik V é publicada. Anvisa dá parecer

Dados preliminares foram publicados na revista científica The Lancet, uma das mais conceituadas do mundo.
Eficácia da Sputnik V é publicada
Foto: freepik
Publicidade

Resultados preliminares publicados nesta terça-feira (2) na revista científica The Lancet mostram que a vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya, teve eficácia de 91,6% contra a Covid-19. Contra casos moderados e graves, a porcentagem sobe para 100%.

Detalhes dos resultados

De acordo com a publicação, o imunizante também funcionou em idosos: uma subanálise de duas mil pessoas com mais de 60 anos apontou eficácia de 91,8%. Assim como as outras vacinas, a Sputnik V é aplicada em duas doses em um intervalo de 21 dias.

Ao todo, foram 19.866 participantes. Desses, 14.964 tomaram a vacina e 4.902 o placebo. Entre os vacinados, apenas 16 casos desenvolveram a doença, enquanto que entre os não vacinados foram 62. Depois de 21 dias da primeira dose, não houve casos moderados ou graves no grupo da vacina e 20 no do placebo.

Nenhum efeito colateral sério foi associado à vacinação, e a maioria dos eventos adversos foram leves, incluindo sintomas semelhantes aos da gripe, dor no local da injeção e fraqueza ou baixa energia.

Mais estudos ainda são necessários para determinar a eficácia da vacina em impedir a transmissão da doença e a duração da proteção.

Análise da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma nota no mesmo dia afirmando que a informação sobre eficácia da Sputnik V é uma boa notícia, mas que é preciso ter acesso aos dados completos gerados pelos estudos clínicos.

Um dos pontos levantados pelo órgão é que durante os testes a vacina foi armazenada em forma líquida a -18ºC, mas a União Química, farmacêutica que quer comercializar o imunizante no Brasil, deseja utilizar outras condições de temperatura e conservação.

Veja também: Vacina da Johnson teve eficácia de 66% contra casos moderados e graves de Covid-19

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo