EnglishPortugueseSpanish

Farmácias realizam mais de 250 mil testes da Covid-19

Pouco mais de dois meses após o início da realização dos testes rápidos da Covid-19 em farmácias, número passa de 250 mil, segundo dados da Abrafarma.
Número de testes de Covid-19 em farmácias passa de 250 mil
Foto: shutterstock

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) apresenta a quinta versão de seu estudo com resultados de testes rápidos da Covid-19, realizados pelas 26 redes associadas. A atualização aponta que, em pouco mais de dois meses, foram aplicados 251 mil testes rápidos para detecção de anticorpos contra o coronavírus. 

Do total de 251.980 pacientes testados, 36.333 (14,42%) tiveram resultado positivo e 215.647 (85,58%), negativo. Os dados correspondem ao período de 6 de maio a 12 de julho.

O estudo indica que, a cada semana, o número de testes aplicados segue em franca evolução. Entre os dias 6 de julho e 12 de julho, 55.451 pessoas submeteram-se ao procedimento. Dessas, 7.742 testaram positivo e 47.709 negativo. O número de testes realizados na quinta semana é 6,54% maior que o da semana anterior e 17,98% em relação à semana retrasada.

De acordo com a pesquisa, 1.222 farmácias estão ofertando o serviço, das quais 583 estabelecimentos estão em São Paulo e 163 em Minas Gerais. Na sequência, aparecem Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, com 92, 65 e 64 unidades disponíveis, respectivamente. Os cinco estados concentram 79,13% do total de locais que praticam o serviço.

Os kits adquiridos pelas farmácias têm registro na Anvisa e passam por um minucioso critério de avaliação. A análise é realizada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED) e Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL). Essas entidades disponibilizaram as estruturas de seus grandes laboratórios com atendimento hospitalar para checagem da qualidade dos kits. O site testecovid19.org apresenta mais detalhes.

Dados por regiões

São Paulo tornou-se o primeiro estado a ultrapassar a marca de 100 mil pessoas testadas (101.782). Com quatro farmácias disponibilizando o serviço, a Paraíba continua registrando o maior número de casos positivos: 33,83% dos 2.116 testes indicaram a contaminação pelo vírus. Em seguida está o Amapá, que também mantém a posição, com 33,68% de um total de 855 testes.

Tocantins segue registrando o menor índice de pessoas que tiveram contato com o vírus. O número de testes realizados em três estabelecimentos desse estado mais que dobrou em uma semana, passando de 600 para 1.281 – dos quais 94,2% apresentaram resultados negativos. Porém, o número de casos positivos cresceu 85,21% em relação à semana anterior. O percentual de aumento médio nesse mesmo período é de 53,44% no Amapá e, nos demais estados, não ultrapassa 51%.

Fonte: Abrafarma

Veja também: CIMED e Farmarcas conseguem mais de 10 toneladas em campanha de cestas básicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

City Farma - Invista na abertura de um bom negócio

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu