Justiça Federal permite que farmácias de manipulação manipulem álcool sem limitações

A Anfarmag entrou com a demanda judicial após a publicação de uma RDC que autoriza empresas fabricantes de álcool a produzi-lo sem limitações.
Álcool em gel
Foto: shutterstock
Publicidade

A Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) entrou com uma demanda judicial contra a RDC nº 347/2020 da Anvisa, que havia permitido às farmácias de manipulação manipularem álcool de forma diversa, mas com limitações de quantidades – em embalagens de até 50ml.

O argumento da Associação é pautado na posterior publicação da RDC nº 350/2020, que autoriza as empresas fabricantes, mesmo sem prévia autorização da Anvisa, a produzirem o mesmo produto sem qualquer limitação de quantidades.

A juíza federal Liviane Kelly Soares Vasconcelos, em sua decisão, afirma que de fato houve uma diferença imposta nas duas normas que não se justifica, já que o objetivo de ambas é a ampliação da oferta dos produtos.

Por esse motivo, concedeu a tutela de urgência antecipada para suspender a limitação no tamanho das embalagens comercializadas pelas farmácias de manipulação.

Veja também: Farmácias de manipulação podem vender álcool em gel ao público

 

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Rede com 500 unidades triplicou número de farmácias licenciadas em 2024.
Loja funciona 24 horas e oferece comunicações em inglês, além de contar com funcionários bilíngues para um melhor atendimento ao público estrangeiro.
Clientes poderão ir até as lojas das redes e obter condições especiais para compras antes da alta anual dos preços dos medicamentos.
Nova unidade oferece mais de quatro mil produtos e serviços gratuitos, consolidando a presença da marca no Brasil.
Empresa foi reconhecida como a mais eficiente do varejo farmacêutico no Ranking IBEVAR-FIA, prêmio conquistado pelo segundo ano consecutivo.
Farmácias e drogarias poderão descobrir, de forma rápida, o regime tributário mais adequado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo