Medicamento da Zambon pode ser adjuvante no tratamento de complicações da Covid-19

Estão sendo realizadas pesquisas na Itália e no Brasil para entender a ação do medicamento nos casos de Covid-19.
Medicamento da Zambon pode auxiliar pacientes de Covid-19
Foto: shutterstock
Publicidade

O medicamento Fluimucil, expectorante que tem como princípio ativo a N-acetilcisteína desenvolvido pela farmacêutica Zambon, pode desempenhar papel importante no tratamento das complicações da Covid-19. O assunto é alvo de duas pesquisas – uma na Itália e outra no Brasil, recentemente iniciada.

Complicações da Covid-19

Em alguns pacientes, a infecção pelo coronavírus gera desequilíbrio entre os sistemas de oxigenação celulares e os radicais livres, dificultando a recuperação dos pacientes. Isso ocorre por causa de uma tempestade de citocinas que hiperativa o sistema imune e provoca uma inflamação sistêmica.

Hugo Monteiro, professor de Biologia Molecular da Unifesp e doutor em Bioquímica, acredita que a restauração precoce do equilíbrio por meio da N-acetilcisteína pode dificultar o surgimento da infecção e proteger o organismo.

Alberto Papi, professor de Medicina Respiratória da Universidade de Ferrara (Itália), lembra que a infecção pela Covid-19 está entre as causas da Doença Pulmonar Obstrutiva Cônica (DPOC): “É possível reduzir o risco de exacerbações em algumas doenças pulmonares e em particular da DPOC com o uso de antioxidantes e sua ação anti-inflamatória”.

Entre as exarcebações que podem acontecer em um paciente com DPOC estão a dispneia, tosse, produção de secreção e obstrução do fluxo aéreo. No caso do coronavírus, pelo menos três meses após a infecção os pacientes ainda podem apresentar sequelas como falta de ar, dor torácica, tosse, cansaço, fraqueza muscular e ansiedade.

Atuação do medicamento

O diretor médico da Zambon e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica, Hélio Osmo, revela: “O medicamento não cura a doença, mas devido à sua ação antioxidante e indicação nos casos de colapso pulmonar/atelectasia e pneumonia, é um importante aliado na prevenção e tratamento das complicações ou doenças causadas pela Covid-19”.

Veja também: Vacina da Pfizer contra Covid-19 é a primeira com registro definitivo no Brasil

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo