MSD solicita à Anvisa autorização de uso emergencial para antiviral oral contra Covid-19

Pedido foi feito à Agência na última sexta-feira. Molnupiravir atua prevenindo a replicação do vírus e tem demonstrado eficácia em diversas variantes.
MSD solicita à Anvisa aprovação de antiviral para Covid-19
Foto: shutterstock
Publicidade

A farmacêutica MSD, em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics, solicitou na última sexta-feira (26), à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a autorização de uso emergencial para o primeiro medicamento antiviral oral contra Covid-19. O molnupiravir atua prevenindo a replicação do vírus e tem demonstrado eficácia em diversas variantes.

O resultado do estudo de Fase 3 com o produto mostrou que o molnupiravir reduziu significativamente o risco de hospitalização ou morte pela doença. “As vacinas continuam sendo essenciais no controle da Covid-19 e a disponibilização de tratamentos antivirais será uma forte aliada no combate à pandemia para reduzir as complicações pela doença”, afirma Hugo Nisenbom, presidente da MSD Brasil.

A companhia também está em conversas avançadas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para definir um modelo de cooperação técnica por meio do seu Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz). As negociações incluem a possibilidade de estudos futuros para avaliar o antiviral no enfrentamento de outras infecções virais, como dengue e chikungunya.

O medicamento já tem aprovação no Reino Unido desde o dia 4 de novembro e uma recomendação prévia favorável dada pela agência regulatória europeia EMA. A MSD já o submeteu a outras agências regulatórias, como as dos Estados Unidos e do Japão.

Veja também: Biomm faz pedido de uso emergencial da vacina Convidencia à Anvisa

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Iniciativa visa disseminar informações sobre o impacto do vírus na saúde infantil, engajando pais e responsáveis.
Farmacêutica EMS terá a primeira molécula de liraglutida e semaglutida produzida no Brasil, o que reposicionará o país no cenário científico mundial.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo