Acesso a medicamentos genéricos e biossimilares é tema de webinário

Genèricos e biossimilares sâo tema de webinàrio
Foto: freepik
Publicidade

Ainda que os medicamentos genéricos e biossimilares sejam a principal forma de acesso da população brasileira a tratamentos seguros, sua expansão no País ainda encontra obstáculos. Atualmente, apenas 35% dos medicamentos comercializados no varejo são genéricos. Em outros países, o número é alto – Estados Unidos (90%), Japão (73%) e Canadá (72,8%).

Para debater a importância dessas classes de produtos, o Estúdio Folha, da Folha de São Paulo, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos), fará um webinário na próxima segunda-feira (29), às 16h, no site e no YouTube da Folha.

Os genéricos, que possuem preços no mínimo 35% mais baratos do que os medicamentos de referência, já proporcionaram uma economia de mais de R$ 179 bilhões aos consumidores nos últimos 20 anos, segundo a IQVIA.

A discussão se torna ainda mais importante com a proximidade do Supremo Tribunal Federal (STF) julgar a inconstitucionalidade do parágrafo único do artigo 40 da Lei Federal nº 9.279/96, que, na prática, amplia o tempo de proteção de patentes além dos 20 anos previstos em lei. Isso atrasaria o lançamento de novos genéricos e biossimilares.

Esse dispositivo legal determina que o prazo de vigência de patente não será inferior a dez anos a contar da data da concessão. Contudo, há situações em que o prazo para análise do pedido de patente demora mais de uma década. Dessa forma, o artigo da Lei Federal faz com que alguns pontos ganhem proteção além da prevista em lei.

Serviço

Webinário “Genéricos e Biossimilares: oportunidades e entraves para ampliar o acesso a medicamentos no País”

Data: 29 de março

Horário: 16h às 18h

Veja também: Prazo para pagamento de impostos do Simples Nacional é prorrogado

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Indústrias farmacêuticas, distribuidoras e empresas de serviços ofereceram condições especiais para licenciados da rede no Rio de Janeiro.
Representantes do varejo, da distribuição e da indústria farmacêutica fizeram networking e doaram alimentos a uma organização sem fins lucrativos.
Programa projeta reunir 600 farmacêuticos com foco na capacitação profissional.
Inspirada na nova coleção Choco Cherry, marca leva experiências sensoriais e deliciosas à feira, com a participação de Karen Bachini.
Público descobriu técnicas para influenciar a decisão de compra do cliente no PDV.
Marca reforça compromisso com proteção e cuidado ao patrocinar um dos maiores eventos musicais do Brasil.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.