Aconteceu, na última sexta-feira (14/06), no Rio de Janeiro, mais uma edição do Road Show da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O evento, que reuniu cerca de 800 farmacêuticos, é uma iniciativa do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da associação, comandado pelo farmacêutico Cassyano Correr.
Cassyano explica que a decisão de fazer um evento presencial veio após perceberem a necessidade de reunir farmacêuticos para que fizessem networking e trocassem experiências de tempos em tempos. “Queríamos fazer com que saíssem da realidade da farmácia por um dia para se atualizarem e se inspirarem. O evento é feito para ser divertido também, levantando o astral dos profissionais”, explica ele.
Objetivo do Road Show
O Road Show é um ciclo de palestras curtas, com profissionais de referência e temas bastante diversificados, como, por exemplo, fitoterápicos, saúde da mulher e situação atual dos serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias das 25 grandes redes que fazem parte da Abrafarma. “O evento é multiprofissional e conta com palestrantes médicos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos”, conta Cassyano.
Além disso, os temas são escolhidos de acordo com os assuntos que estão mais em voga. Na primeira edição, as doenças crônicas eram quase que a totalidade do evento. Mas, nos últimos anos, temas ligados a MIPs, suplementos e informações sobre o bem-estar do paciente começaram a ganhar força.
O coordenador do programa acrescenta que o evento passa anualmente por seis capitais e reúne cerca de 5 mil profissionais com o objetivo de mudar o papel do farmacêutico no estabelecimento e encontrar meios de melhorar a saúde dos brasileiros.
Apoio de grandes nomes da indústria
O Road Show é patrocinado por nomes importantes da indústria farmacêutica, como, por exemplo, Sanofi, Natulab e Cimed. Isso permite que o evento seja gratuito, possibilitando a entrada de um maior número de pessoas.
Essas empresas também são responsáveis por levar os palestrantes ao evento. “É espetacular porque aproximamos a indústria farmacêutica das pautas que são do varejo. Temos a possibilidade de trazer um conteúdo científico para a prática”, avalia Cassyano.
Diversidade de temas
Ao todo, foram 12 palestras sobre temas bastante distintos: tratamentos de queda de cabelo, o papel do farmacêutico clínico, suplementação alimentar a partir dos 50 anos e cuidados com a saúde da mulher.
Este último foi apresentado pela farmacêutica clínica da Pague Menos, Vanessa Fernandes Vieira. Ela conta que participar de eventos como o Road Show é bastante benéfico para os profissionais, já que, por também atuar na área, entende quais são os problemas pelos quais passam.
“O mercado farmacêutico mudou. Hoje não fazemos apenas a dispensação de medicamentos, também prestamos atendimento clínico e acompanhamos as pessoas, gerando vínculos ”, detalha Vanessa.
A farmacêutica fala ainda sobre a importância de interagir com o público durante a palestra. “Escutar as pessoas que estão ali gera reconhecimento. Muitas vezes, elas ainda não passaram pelas situações que estou apresentando. Essa troca beneficia o serviço farmacêutico”.
Outro palestrante foi o farmacêutico, consultor de Desenvolvimento de Liderança e presidente do Instituto que leva seu nome, Pedro Dias. Ele falou sobre como será o farmacêutico do futuro – clínico ou gestor.
Pedro citou a mudança pela qual vem passando o varejo farmacêutico nos últimos anos e os papeis clínico e de gestor que o farmacêutico vem assumindo. “A onda da farmácia clínica surgiu em 2013 e vem crescendo cada vez mais. Mas também existe uma oportunidade para o farmacêutico que não tem essa habilidade clínica, mas tem para gerir. Ou seja, ele gosta de vendas e de liderar equipes”, explica.
As próximas edições do Road Show passarão por Fortaleza (12/07), Brasília (09/08), São Paulo (05/09) e Curitiba (04/10).
Veja também: Abrafarma divulga ranking do varejo farmacêutico