Abradilan recomenda análise de giro e demanda para compras do mix de inverno

Farmácias devem estudar principais vendas que ocorrem no inverno
Foto: freepik
Publicidade

A mudança nas estações do ano acaba gerando sazonalidade para muitos produtos e, consequentemente, hábitos de consumo. Semanas antes do início do inverno, algumas regiões do Brasil já estão vivendo dias mais frios, o que indica que a estação será rigorosa. Com isso, a revisão das compras, do estoque e do sortimento precisam ser feita pelas farmácias.

Segundo a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), as empresas devem analisar o histórico de vendas do mesmo período do ano passado, identificando quais categorias tiveram maior giro e quais não tiveram bom desempenho para assim definir o sortimento a ser trabalhado e as quantidades das compras que deverão abastecer o estoque.

Produtos que se destacam no inverno

Vinicius Andrade, presidente da Associação, diz que, neste momento, é fundamental recorrer aos fornecedores para conhecer os lançamentos da temporada e as grandes apostas. “Os produtos com apelo sazonal de inverno devem ganhar mais espaço nas gôndolas, como vitaminas C e D; antigripais; analgésicos e antitérmicos; lenços descartáveis; higienizadores nasais; soros fisiológicos; xaropes; pastilhas; inaladores; umidificadores de ar; termômetros; hidratantes; protetores labiais; além do álcool em gel, que já passou a ser uma realidade na vida dos brasileiros. É importante considerar quais são as novas necessidades”.

Definição de estoque

Para definir o sortimento e o estoque, cinco fatores devem ser levados em consideração para fazer a análise das vendas e a projeção das compras:

1 – Histórico das vendas do ano anterior para usar como base para o ano atual;

2 – Histórico de saída do mês anterior para usar como base das compras para o seguinte;

3 – Informações concedidas pelos fornecedores, sobre estimativas de lançamentos de produtos;

4 – Condições climáticas e de saudabilidade da estação atual;

5 – Situação da pandemia provocada pela Covid-19.

As compras devem ser acrescidas proporcionalmente e sempre levando em consideração os relatórios que trazem informações sobre o giro e a demanda das principais curvas de compra.

Veja também: Close-up lança dados sobre impacto da Covid-19 na prescrição médica

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo