A mudança nas estações do ano acaba gerando sazonalidade para muitos produtos e, consequentemente, hábitos de consumo. Semanas antes do início do inverno, algumas regiões do Brasil já estão vivendo dias mais frios, o que indica que a estação será rigorosa. Com isso, a revisão das compras, do estoque e do sortimento precisam ser feita pelas farmácias.
Segundo a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan), as empresas devem analisar o histórico de vendas do mesmo período do ano passado, identificando quais categorias tiveram maior giro e quais não tiveram bom desempenho para assim definir o sortimento a ser trabalhado e as quantidades das compras que deverão abastecer o estoque.
Produtos que se destacam no inverno
Vinicius Andrade, presidente da Associação, diz que, neste momento, é fundamental recorrer aos fornecedores para conhecer os lançamentos da temporada e as grandes apostas. “Os produtos com apelo sazonal de inverno devem ganhar mais espaço nas gôndolas, como vitaminas C e D; antigripais; analgésicos e antitérmicos; lenços descartáveis; higienizadores nasais; soros fisiológicos; xaropes; pastilhas; inaladores; umidificadores de ar; termômetros; hidratantes; protetores labiais; além do álcool em gel, que já passou a ser uma realidade na vida dos brasileiros. É importante considerar quais são as novas necessidades”.
Definição de estoque
Para definir o sortimento e o estoque, cinco fatores devem ser levados em consideração para fazer a análise das vendas e a projeção das compras:
1 – Histórico das vendas do ano anterior para usar como base para o ano atual;
2 – Histórico de saída do mês anterior para usar como base das compras para o seguinte;
3 – Informações concedidas pelos fornecedores, sobre estimativas de lançamentos de produtos;
4 – Condições climáticas e de saudabilidade da estação atual;
5 – Situação da pandemia provocada pela Covid-19.
As compras devem ser acrescidas proporcionalmente e sempre levando em consideração os relatórios que trazem informações sobre o giro e a demanda das principais curvas de compra.
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