Cityfarma completa 25 anos e mostra força do associativismo

A rede, pioneira no modelo associativista no Estado do Rio de Janeiro, continua em expansão
Cityfarma completa 25 anos
Foto: Divulgação
Publicidade

O varejo farmacêutico é um mercado bastante próspero. Mesmo com a pandemia, bateu recorde nos últimos 12 meses até junho deste ano. Dados da IQVIA apontaram um faturamento de R$ 143,5 bilhões e 6,7 bilhões de unidades vendidas, o equivalente a um crescimento de 14% frente ao período anterior e de 24% em dois anos. Muitos desses bons resultados estão relacionados ao associativismo, o segmento que mais puxa o desempenho das farmácias e drogarias.

Exemplo dessa força são as redes associadas à Febrafar, que cresceram 23,3% em vendas. A Cityfarma é uma delas, que neste mês de setembro completa 25 anos. Atualmente, com mais de 100 lojas distribuídas por 32 municípios, a Cityfarma foi pioneira no modelo associativista no Estado do Rio de Janeiro.

Cityfarma em constante inovação

Marise Nascimento, presidente da Cityfarma, destaca as mudanças que vêm ocorrendo nos últimos anos: “Há algum tempo estamos passando por um processo de atualização de nossos layouts interno e externo. Nossas novas lojas dispõem de instalações modernas, confortáveis e acolhedoras, convidativas para uma visita mais demorada”.

A rede também investiu em um programa de fidelidade que fornece descontos em medicamentos e perfumaria, além de convênios com indústrias, o que permite ao consumidor a compra de produtos mais caros a preços acessíveis.

Muitas foram as adaptações feitas em decorrência da pandemia, como ocorreu com o delivery, quando a Cityfarma ofereceu suporte às associadas com estudos de geolocalização para facilitar a identificação de novos nichos, clientes e adequação de mix ao novo público. Também foram feitos estudos financeiros para ajustes de despesas.

Além disso, foi criado o aplicativo da rede, com o objetivo de aproximar e fidelizar o cliente da loja por meio de ofertas customizadas, brindes, dicas de saúde e alerta para horário dos medicamentos.

Serviços prestados

Os empresários interessados em abrir uma loja com a Cityfarma, segundo Marise, recebem todo tipo de orientação: “Documentação, mobiliário, fachada, seleção de colaboradores, treinamento para lojistas e colaboradores, informações até mesmo sobre o mix ideal por região, apoio para layoutização de perfumaria e MIP, cadastramento em parceiros, PBMs, condições especiais em nosso portal de compras, acompanhamento dos parâmetros financeiros, uma agência de marketing para atendimento da rede e das lojas, entre outros serviços e sistemas indispensáveis para que uma loja seja competitiva e próspera”, enumera Marise.

A executiva conta que a marca tem sido bastante procurada, tanto por lojas já existentes quanto por investidores. Nos últimos 12 meses, 20 novas lojas entraram para a rede. O foco é encontrar empresários que desejem um modelo de negócio sólido, testado e aprovado dentro do Rio de Janeiro.

A empresária Renata Mattos está nesse grupo como proprietária da Cityfarma Tanque. Ela, que há um ano participa da rede, conta que a parceria foi fundamental para o negócio: “Acho que se não fosse o suporte que tenho recebido, não estaria com minhas portas abertas. Eles possuem uma equipe muito competente, que ajuda sempre que necessito em todas as áreas. O nome ‘Cityfarma’ deu à minha loja mais visibilidade e, com isso, ao longo dos últimos meses meu faturamento cresceu em torno de 77%, se compararmos com o mês de setembro de 2020”, conta.

Cityfarma completa 25 anos
Foto: Divulgação

Valdir Antônio Mota de Souza, um dos sócios fundadores da Cityfarma e proprietário da loja da Estrada da Posse, relembra o início da rede: “Com imensa satisfação, relembramos que há 25 anos um pequeno grupo de empresários se reunia na Penha. A ideia era formar um grupo associativista que nos permitisse maior capacitação, união entre os associados com ética e responsabilidade entre as nossas lojas”, lembra.

Para ele, esse objetivo se consolidou, e hoje a rede agrega muito às farmácias, oferecendo capacitação e acesso à informações e condições para enfrentar a concorrência, como, por exemplo, as consultorias farmacêutica, jurídica, técnica e os cursos de capacitação para todos os colaboradores.

Metas para futuro

“Nosso principal objetivo é sermos cada dia melhores e mais sólidos. Nosso motivo de existir como rede é nada além do que a busca constante pelo sucesso e pela prosperidade de nossas lojas. Temos parceiros de longa data, mas estamos sempre atentos às novidades que possam melhorar o dia a dia e a lucratividade de nossos lojistas. Diante dessa determinação, entendemos que o crescimento da rede é desejável, mas apenas uma consequência”, ressalta Marise.

Marise Nascimento (Foto: Divulgação)

Segundo ela, é fundamental valorizar a história de 25 anos da Cityfarma, mas não é possível se garantir nela e somente repetir o que já deu certo: “Buscamos estar sempre atualizados com as mais modernas práticas de mercado, tanto na sede administrativa quanto em nossas lojas, para garantir boas oportunidades aos lojistas e buscar sempre a satisfação plena do nosso cliente final”.

Além dos recursos possibilitados pela modernidade, como a tecnologia, as lojas da rede seguem princípios como acolhimento, relacionamento, suporte, solidariedade e empatia.

Veja também: Mulheres que Empreendem: Marise Nascimento, da Cityfarma

Picture of Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo