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Dicas para conquistar clientes no Dia do Consumidor

Foto: Humberto Teski/Pague Menos (Divulgação)
Foto: Humberto Teski/Pague Menos (Divulgação)

Criar experiências para o cliente que ultrapassem a fronteira da compra é um dos maiores desafios para donos de negócios. Por esse motivo, é preciso centralizar a estratégia nas necessidades dele.

Para comemorar o Dia do Consumidor, comemorado hoje (15/03), o consultor de atendimento a clientes e professor da ESPM, Paulo Cesar Silva, e as consultoras Luciana Locchi e Patrícia Rodrigues trazem cinco dicas para lojistas melhorarem os relacionamentos com os clientes.

1 – Exercer o bom atendimento

Luciana Locchi acredita que o lojista precisa ser empático e demonstrar que está ali para servir o comprador da melhor maneira. “Abra um sorriso, seja cordial, se mantenha à disposição sempre. Esse contato é muito importante”, afirma a consultora.

O professor Paulo Cesar diz que é necessário contratar pessoas que já sejam amáveis, simpáticos e pacientes. “Não atraia problemas. Todos na sua loja precisam ser amáveis, desde o estoquista até o vendedor”, ressalta.

2 – Contagie sua equipe

Segundo Luciana, uma equipe capacitada e motivada acaba resultando em um ambiente agradável e organizado, o que acaba facilitando o atendimento ao cliente. “Uma boa consultoria poderá ajudar a encontrar as necessidades da equipe e do negócio de maneira geral”.

A liderança também é fator decisivo nesse processo, como explica Paulo Cesar. “A forma com que se trata os funcionários irá espelhar na forma com que eles lidarão com os clientes. Costumo dizer, em meus cursos e palestras, que quando o cliente é mal atendido é porque antes o funcionário também o foi.

3 – Pense no conforto do cliente

Cada detalhe é importante para que o cliente se sinta bem dentro do estabelecimento. “Um simples detalhe como iluminação, por exemplo, é capaz de arruinar seu ponto de venda”, afirma a especialista visual merchandising e trade marketing Patrícia Rodrigues.

O professor da ESPM complementa dizendo que é preciso investir na conveniência, comodidade e conforto. Dessa forma, os lojistas estarão facilitando a vida dos compradores.

4 – Cuide do visual da loja

Ainda que seja inconscientemente, o comprador sente e interpreta a loja. “Quando isso acontece, estamos executando um visual merchandising virtuoso e reativo que, por consequência, se traduzirá em vendas, fidelização e fixação de sua marca”, afirma Patrícia.

5 – Aguce os sentidos do cliente

Patrícia explica ainda que a população quer viver experiências na hora da compra. “Com algumas técnicas de marketing sensorial, é possível implantar essa estratégia na sua loja. O cliente poderá experimentar e ter novas sensações e seus sentidos totalmente aguçados pelo produto”, finaliza.

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