Estudo de fase 2 indica que vacina de Oxford contra Covid é segura para idosos e gera resposta imune

A fase 3 do estudo clínico ainda está em andamento, inclusive no Brasil.
Vacina de Oxford mostra ser imune para idosos em resultados preliminares
Foto: shutterstock
Publicidade

Nesta quinta-feira (19) foi publicado, na revista científica The Lancet, um estudo que indica que a vacina contra Covid-19 produzida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca mostrou segurança e induziu resposta imune forte em idosos durante a fase 2 de testes. Atualmente, a vacina está na fase 3 de testes no Brasil. 

Resultado em idosos é positivo

Os resultados já haviam sido divulgados no fim do mês de outubro, mas a publicação na revista indica que os dados foram analisados por outros cientistas. A vacina foi testada em 560 voluntários, incluindo 240 pessoas com mais de 70 anos.

Maheshi Ramasamy, coautor do estudo, afirma que o resultado em idosos é encorajador: “As respostas robustas de anticorpos e células T vistas em pessoas mais velhas em nosso estudo são encorajadoras. Esperamos que isso signifique que nossa vacina ajudará a proteger algumas das pessoas mais vulneráveis da sociedade, mas mais pesquisas são necessárias antes que possamos ter certeza”.

Segurança e resposta imune

Os 560 participantes foram divididos em 10 grupos, onde receberam a vacina em dose baixa ou padrão ou uma vacina de meningite (grupo controle). Os participantes até 55 anos também foram divididos e receberam ou uma dose única da vacina ou duas doses com 28 dias de intervalo.

De acordo com os pesquisadores, reações adversas como dor de cabeça, dor muscular e febre foram mais comuns nos adultos com menos de 55 anos. Em relação à resposta imune, o estudo mostrou que foi semelhante em todas as faixas etárias após a segunda dose.

Contudo, a falta de mais voluntários com idade superior a 80 anos e a exclusão de pessoas com doenças crônicas foram consideradas pelos cientistas como limitações do estudo.

Veja também: Lote com as primeiras 120 mil doses da vacina CoronaVac chega a São Paulo

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Para além do aspecto comercial, as colaborações criam conexões emocionais, agregam valor cultural e oferecem experiências únicas.
SempreFort, unidade de negócios do grupo, funcionará em Dourados, anexa ao Comper da cidade.
Após recurso da empresa, a agência suspendeu a interdição, mas emitiu um alerta sobre os riscos de uma substância presente no produto.
Podem participar projetos já aprovados em leis federais de incentivos fiscais; as inscrições vão até 1º de maio.
Executivo chega para impulsionar as estratégias omnichannel da rede.
Evento reuniu, de forma online, todos os colaboradores da rede para um momento de reflexão e aprendizado.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo