Farmácias do ‘Brasil Profundo’ destacam-se no mercado. Veja como

Farmácias do Brasil Profundo
Foto: shutterstock

Em um país com características continentais é praticamente certo que haja grandes distinções econômicas, geográficas e culturais. Contudo, o modelo de associativismo desenvolvido pela Farmarcas comprova que é possível levar a estrutura das redes dos centros das grandes cidades para locais mais afastados, independentemente das dificuldades logísticas.

Os resultados apresentados pelas 1.282 farmácias que englobam a Farmarcas são expressivos, sendo que no MAT de julho, o crescimento foi de 29,64% e o faturamento de R$ 4,30 bilhões. “Para os empresários, a oportunidade de desbravar territórios novos quase sempre significa margens de lucro maiores e a conquista de mercados promissores e pouco explorados pela concorrência, fincando raízes e crescendo nessas localidades. Para a Farmarcas, essa estratégia está alinhada com a missão de cuidar das pessoas, tendo também uma função social nesses municípios remotos, onde a população carece de acessos à saúde e a serviços de maior qualidade”, explica Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

O projeto de auxiliar os locais mais afastados começou em 2014, quando um grupo de 14 cidades de Minas Gerais foram mapeadas, visitadas e analisadas no detalhe, compreendendo os desafios das lojas ali instaladas.  Outros exemplos são o município baiano de Araci, com 55 mil habitantes; a cidade de Confresa, no Mato Grosso, com pouco mais de 31 mil habitantes; ou Juína, também mato-grossense, a 750 quilômetros de Cuiabá, na divisa com Rondônia.

O processo inclui a análise de concorrência e do perfil local, checando a implementação das estratégias, a digitalização, o uso das ferramentas, o trabalho de comunicação e a capacidade de vendas. “Conforme a pandemia for controlada, a expectativa é de que membros de diferentes equipes da Farmarcas – marketing, comercial, inovação, expansão, sucesso do associado, por exemplo – possam visitar pessoalmente um grupo muito maior de cidades, em diferentes estados, aprimorando ainda mais nosso atendimento”, avalia Paulo Costa, diretor geral da companhia.

Veja também: Farmarcas dá 14 dicas para organizar o varejo e vender mais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia