Farmácias participam da campanha de vacinação contra gripe

Em São Paulo, redes da Abrafarma iniciam vacinação em abril; no Rio, Ascoferj cadastra farmácias interessadas.
Publicidade

Começou, ontem (23/03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Grupo de risco para coronavírus

Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Covid-19 têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

No Rio de Janeiro, para proteger esse grupo, a vacinação será no formato drive thru. Serão 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ. Os idosos serão vacinados pela janela, sem precisar descer do carro. Não haverá acesso de pedestres nesses postos.

Drogarias da Abrafarma vão participar da campanha

Em São Paulo, a Abrafarma firmou parceria com o Governo do Estado para que as drogarias das redes associadas possam participar da campanha em caráter auxiliar a partir da segunda fase, em abril. As vacinas serão as mesmas disponibilizadas pelo SUS.

Segundo a entidade, não são todas as drogarias que participarão, mas apenas aquelas que estiverem em locais onde há mais carência de postos de vacinação. Os horários e locais de atendimento serão divulgados mais adiante.

No RJ, entidades se mobilizam para inserir setor na campanha

A Ascoferj, o Sincofarma Rio e a Abrafarma reuniram-se, na última sexta-feira (20/03), com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e Departamento de Imunização para tratar da participação de farmácias e drogarias na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A sugestão das entidades foi recebida com interesse pelo secretário de Saúde, Edmar Santos.

Com o objetivo de ampliar a abrangência da imunização contra gripe no País, poderão participar da campanha as farmácias e drogarias que possuem sala de vacinação e sala de serviços farmacêuticos. O cadastramento será feito pela Ascoferj.

As empresas interessadas deverão enviar as informações abaixo para o e-mail farmaceutica@ascoferj.com.br.

1) Nº de lojas que possuem licenciamento sanitário para Vacinação

2) Nº de lojas que possuem licenciamento sanitário para Serviços Farmacêuticos

3) Razão social

4) CNPJ

5) Endereço

6) Inscrição municipal


Observação:

1) As farmácias e drogarias serão inspecionadas previamente pelas equipes da vigilância sanitária;

2) A participação na campanha é facultativa.

Leia também: Novas orientações sobre hidroxicloroquina

Picture of Viviane Massi

Viviane Massi

Viviane Massi é jornalista e editora de conteúdo da Revista da Farmácia. Com mais de 20 anos de atuação no Canal Farma, Viviane é especialista em cobrir fatos, eventos e temas do setor.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo