Começou, ontem (23/03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, do Ministério da Saúde. Nesta primeira fase, serão vacinados trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos.
A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.
A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Grupo de risco para coronavírus
Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por Covid-19 têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.
No Rio de Janeiro, para proteger esse grupo, a vacinação será no formato drive thru. Serão 52 vacinadores distribuídos em cinco postos do Detran-RJ. Os idosos serão vacinados pela janela, sem precisar descer do carro. Não haverá acesso de pedestres nesses postos.
Drogarias da Abrafarma vão participar da campanha
Em São Paulo, a Abrafarma firmou parceria com o Governo do Estado para que as drogarias das redes associadas possam participar da campanha em caráter auxiliar a partir da segunda fase, em abril. As vacinas serão as mesmas disponibilizadas pelo SUS.
Segundo a entidade, não são todas as drogarias que participarão, mas apenas aquelas que estiverem em locais onde há mais carência de postos de vacinação. Os horários e locais de atendimento serão divulgados mais adiante.
No RJ, entidades se mobilizam para inserir setor na campanha
A Ascoferj, o Sincofarma Rio e a Abrafarma reuniram-se, na última sexta-feira (20/03), com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e Departamento de Imunização para tratar da participação de farmácias e drogarias na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A sugestão das entidades foi recebida com interesse pelo secretário de Saúde, Edmar Santos.
Com o objetivo de ampliar a abrangência da imunização contra gripe no País, poderão participar da campanha as farmácias e drogarias que possuem sala de vacinação e sala de serviços farmacêuticos. O cadastramento será feito pela Ascoferj.
As empresas interessadas deverão enviar as informações abaixo para o e-mail farmaceutica@ascoferj.com.br.
1) Nº de lojas que possuem licenciamento sanitário para Vacinação
2) Nº de lojas que possuem licenciamento sanitário para Serviços Farmacêuticos
3) Razão social
4) CNPJ
5) Endereço
6) Inscrição municipal
Observação:
1) As farmácias e drogarias serão inspecionadas previamente pelas equipes da vigilância sanitária;
2) A participação na campanha é facultativa.
Leia também: Novas orientações sobre hidroxicloroquina