Faltando poucos dias para o Natal, o comércio espera um desempenho melhor este ano, especialmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revelam que cerca de R$ 68,4 bilhões deverão ser injetados nas festas de fim de ano de 2021. Nesse momento, o varejo deve ter atenção redobrada com as perdas, especialmente as oriundas de furtos.
Hailton Santos, diretor comercial da Gunnebo, referência na prevenção de perdas e performance do varejo, é fundamental que os lojistas estejam preparados para otimizar e combater as perdas tanto na área da loja quanto no estoque.
“Se não houver um monitoramento adequado no recebimento de mercadorias pode haver furtos internos e perdas logo no estoque, proporcionadas por conluio entre funcionários, fornecedores e equipes terceirizadas da área”, afirma Santos.
Varejo farma
De acordo com uma pesquisa recente da Associação de Perdas no Varejo Brasileiro (Abrappe), o índice de perdas do varejo farma foi de 1,08%, enquanto a média do varejo foi de 1,33%.
As áreas mais críticas a serem monitoradas são compras, recebimento, estoque, troca de mercadorias, tesouraria e operação de caixa. Além do furtante profissional, as lojas mais cheias e desorganizadas atraem furtantes ocasionais e impulsivos. “Um dos grandes benefícios de investir em um trabalho de prevenção de perdas é aumentar os lucros da empresa, seja ela de qualquer tamanho. É preciso estar atento para reduzir os prejuízos e manter o seu negócio saudável financeiramente”.
Uma das formas de prevenir os furtos é apostar na tecnologia, por meio de antenas antifurto, etiquetas eletrônicas em produtos de alto risco, como desodorantes e aparelhos de barbear, e monitoramento por câmeras, além de um bom treinamento e boa gestão do negócio.
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