Movimento no fim de ano traz alerta de combate às perdas no varejo

Farmácias devem ter atenção às perdas no varejo
Foto: shutterstock
Publicidade

Faltando poucos dias para o Natal, o comércio espera um desempenho melhor este ano, especialmente com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Números da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, revelam que cerca de R$ 68,4 bilhões deverão ser injetados nas festas de fim de ano de 2021. Nesse momento, o varejo deve ter atenção redobrada com as perdas, especialmente as oriundas de furtos.

Hailton Santos, diretor comercial da Gunnebo, referência na prevenção de perdas e performance do varejo, é fundamental que os lojistas estejam preparados para otimizar e combater as perdas tanto na área da loja quanto no estoque.

“Se não houver um monitoramento adequado no recebimento de mercadorias pode haver furtos internos e perdas logo no estoque, proporcionadas por conluio entre funcionários, fornecedores e equipes terceirizadas da área”, afirma Santos.

Varejo farma

De acordo com uma pesquisa recente da Associação de Perdas no Varejo Brasileiro (Abrappe), o índice de perdas do varejo farma foi de 1,08%, enquanto a média do varejo foi de 1,33%.

As áreas mais críticas a serem monitoradas são compras, recebimento, estoque, troca de mercadorias, tesouraria e operação de caixa. Além do furtante profissional, as lojas mais cheias e desorganizadas atraem furtantes ocasionais e impulsivos. “Um dos grandes benefícios de investir em um trabalho de prevenção de perdas é aumentar os lucros da empresa, seja ela de qualquer tamanho. É preciso estar atento para reduzir os prejuízos e manter o seu negócio saudável financeiramente”.

Uma das formas de prevenir os furtos é apostar na tecnologia, por meio de antenas antifurto, etiquetas eletrônicas em produtos de alto risco, como desodorantes e aparelhos de barbear, e monitoramento por câmeras, além de um bom treinamento e boa gestão do negócio.

Veja também: Farmácias podem contribuir para melhorar qualidade e aumentar expectativa de vida da população

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresas destinarão 2% das vendas brutas de produtos da marca TENA realizadas nas lojas físicas e no e-commerce da Drogaria Venancio.
Rede de farmácias saltou 15 posições na lista das maiores empresas em um ano, com um faturamento de R$ 1,4 bilhão.
Unidade de Consumo da Sanofi oferece ofertas especiais em seus principais produtos do portfólio durante todo o mês de novembro.
Maior volume de transações em um único dia teve loja instagramável da rede e lançamento exclusivo como impulsos.
Ação social da rede de farmácias acontece no dia 14, das 7h às 22h, e visa conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce.
Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo