Procura por máscaras cirúrgicas cresce nas farmácias do Rio de Janeiro

A busca por máscaras cirúrgicas vem crescendo nas farmácias. Com isso, muitos proprietários estão tendo dificuldade de comprar dos fornecedores.
Máscaras contra coronavírus
Foto: shutterstock
Publicidade

Em meio à crescente confirmação do número de casos de coronavírus no Brasil, a busca por máscaras cirúrgicas, álcool gel e lenços descartáveis aumenta a cada dia nas farmácias do Rio de Janeiro.  A Ascoferj acaba de apurar com alguns proprietários de redes associadas que atuam no Estado que elas estão tendo dificuldades em conseguir comprar as máscaras para vender em suas lojas.

Vendas aumentaram em pouco tempo

Ricardo Valdetaro, proprietário da Farmácia do Leme, conta que as vendas do produto se multiplicaram. “Com a alta demanda, tem sido bastante difícil comprar dos fornecedores e, quando consigo, os preços estão o dobro”, conta ele.

O proprietário diz que hoje tem a máscara N95 e algumas normais em estoque, mas que elas estão acabando muito rápido. “Semana passada, um chinês comprou 500 máscaras para mandar para a China. Muitos estrangeiros estão procurando as máscaras”.

O gestor da Speedfarma, Sebastião Mascarenhas, também falou sobre o crescimento dessa demanda. “Essa busca é normal por conta da preocupação que estamos vivendo. Hoje temos poucas no estoque”.

Fornecedores estão sem máscaras

Outros empresários estão tendo dificuldades para comprar máscaras. Esse é o caso de Josué Firmino, diretor da FarmaHall. “Não estamos conseguindo abastecer nossos estoques, pois muitas distribuidoras também estão com o produto em falta. Hoje não temos nenhuma para vender”.

Assim como ele, Rafael Ahmed, um dos proprietários da Drogaria Venancio, também comenta sobre a falta de máscaras: “A informação de que estamos sem máscaras para vender no momento é verdadeira. Muitos fornecedores estão sem nenhuma disponível para venda”, diz.

O farmacêutico e conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ), Adriano Tancredo de Castro, também é dono de uma drogaria e fala sobre o aumento do preço gerado pela falta de produtos. “Quem tem as mercadorias no estoque hoje sabe que os preços aumentaram muito. A caixa de máscara normal, que comprávamos por R$ 14,00, hoje está sendo vendida a R$ 80,00 ou R$ 90,00”.

Castro revela que, inclusive, conhece o dono de uma distribuidora de álcool gel e álcool 70 que precisou aumentar o horário de trabalho de seus funcionários por conta da alta demanda pelos produtos.

Centros de distribuição são imprescindíveis

A matriz da rede Pague Menos confirmou o grande aumento da procura por máscaras, mas contou que o Centro de Distribuição deles está bastante abastecido. Bárbara Campos, coordenadora farmacêutica da Pague Menos, comenta a situação: “Nós ainda temos uma grande quantidade de máscaras no nosso CD. O que tem acontecido muito também é que, pelo fato de termos consultórios farmacêuticos, muitas pessoas estão nos procurando para pedir orientações sobre sintomas e tratamentos do Coronavírus”, finaliza.

Veja também: GSK e CEPI anunciam colaboração para desenvolver vacina contra coronavírus

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo