Raia Drogasil volta a acelerar em julho e agosto

Raia Drogasil volta a acelerar em julho de 2020
Foto: Divulgação
Publicidade

O portal do Valor Econômico noticiou, na última quarta-feira (12/8), que a rede Raia Drogasil (RD) informou que a perda de alavancagem operacional no segundo trimestre de 2020, que resultou em vendas crescendo apenas um dígito e no aumento das despesas, não se repetirá no restante do ano.

Dados dos meses de julho e agosto mostram retomada nas vendas, com crescimento de 13,8% em julho, em relação ao ano anterior. Ao desconsiderar as lojas de shoppings, que têm tido desempenho pior, a alta vai para 19%.

Segundo trimestre

Eugenio de Zagottis, vice-presidente de Planejamento Corporativo e Relações com Investidores da RD, explica que a rede foi muito impacta pela Covid-19 no segundo trimestre: “As vendas foram fracas, houve o adiamento do reajuste de medicamento, o que gera pressão de resultados e de caixa, mas que entendemos que são absolutamente pontuais. Julho já foi robusto, quase normalizando”.

Após a queda de 6,9% nas vendas em lojas maduras no segundo trimestre do ano, houve uma alta de 0,8% em julho; nas unidades de rua, a alta foi de 5,8%. Segundo a empresa, a retração entre abril e junho em lojas maduras aconteceu porque o segmento, voltado para classes mais altas, sentiu mais a pandemia que o mercado popular, para classes mais baixas.

Além disso, houve uma maior pressão em ciclo de caixa de abril a junho, um reflexo do aumento no estoque e atraso no reajuste anual de preços. “Tomamos a decisão de manter estoque forte na pandemia para garantir nível de serviço, e, ao mesmo tempo, o aumento de preços escorregou dois meses, o que também produziu impacto, penalizando nosso ciclo de caixa, mas isso já está melhorando”, comenta Zagottis.

Foco para reversão

A Raia Drogasil está aumentando os investimentos em mercados populares no Nordeste e no Sul. “Estamos abrindo mais lojas nesses mercados, criando espaço para entrar com mais força nesse segmento de classes mais baixas. Aprendemos com a Farmasil – bandeira para classe popular – e agora estamos implantando o que aprendemos”, comenta o Marcilio Pousada, CEO da empresa.

Além disso, a rede desdobrou as ações de um para cinco, para reduzir o preço por ação e atrair mais investidores pessoa física.

Veja também: Grupo DPSP volta a negociar com Femsa

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Empresa investe em tecnologia para melhorar a experiência dos usuários e reforçar seu compromisso com a saúde dos clientes.
Aposta da empresa visa fortalecer a presença no ambiente digital e o relacionamento com os clientes, recompensando-os por suas compras.
Loja conceito da Cimed foi desenvolvida em parceria com a São João. O espaço contou com roleta de prêmios e entrega de brindes.
Rede de farmácias alcançou um aumento de mais de 50% nas unidades licenciadas em apenas três meses.
Inovação em programa de fidelidade aumenta vendas em 242% em apenas um ano.
Com orientação de farmacêuticos clínicos especializados, serviço oferece exames e cuidados básicos nas mais de 420 lojas da rede.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo