O portal do Valor Econômico noticiou, na última quarta-feira (12/8), que a rede Raia Drogasil (RD) informou que a perda de alavancagem operacional no segundo trimestre de 2020, que resultou em vendas crescendo apenas um dígito e no aumento das despesas, não se repetirá no restante do ano.
Dados dos meses de julho e agosto mostram retomada nas vendas, com crescimento de 13,8% em julho, em relação ao ano anterior. Ao desconsiderar as lojas de shoppings, que têm tido desempenho pior, a alta vai para 19%.
Segundo trimestre
Eugenio de Zagottis, vice-presidente de Planejamento Corporativo e Relações com Investidores da RD, explica que a rede foi muito impacta pela Covid-19 no segundo trimestre: “As vendas foram fracas, houve o adiamento do reajuste de medicamento, o que gera pressão de resultados e de caixa, mas que entendemos que são absolutamente pontuais. Julho já foi robusto, quase normalizando”.
Após a queda de 6,9% nas vendas em lojas maduras no segundo trimestre do ano, houve uma alta de 0,8% em julho; nas unidades de rua, a alta foi de 5,8%. Segundo a empresa, a retração entre abril e junho em lojas maduras aconteceu porque o segmento, voltado para classes mais altas, sentiu mais a pandemia que o mercado popular, para classes mais baixas.
Além disso, houve uma maior pressão em ciclo de caixa de abril a junho, um reflexo do aumento no estoque e atraso no reajuste anual de preços. “Tomamos a decisão de manter estoque forte na pandemia para garantir nível de serviço, e, ao mesmo tempo, o aumento de preços escorregou dois meses, o que também produziu impacto, penalizando nosso ciclo de caixa, mas isso já está melhorando”, comenta Zagottis.
Foco para reversão
A Raia Drogasil está aumentando os investimentos em mercados populares no Nordeste e no Sul. “Estamos abrindo mais lojas nesses mercados, criando espaço para entrar com mais força nesse segmento de classes mais baixas. Aprendemos com a Farmasil – bandeira para classe popular – e agora estamos implantando o que aprendemos”, comenta o Marcilio Pousada, CEO da empresa.
Além disso, a rede desdobrou as ações de um para cinco, para reduzir o preço por ação e atrair mais investidores pessoa física.
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