Governo cria programa nacional para apoiar micro e pequenas empresas

Governo cria programa para microempresas e empresas de pequeno porte
Foto: freepik
Publicidade

Foi publicada na última terça-feira (19/05), no Diário Oficial da União (DOU), a Lei Federal nº 13.999/2020, que determina a instituição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE). O objetivo é incentivar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

Finalidade do PRONAMPE

O programa concede três tipos de linhas de crédito às empresas: o primeiro e mais comum tem como limite 30% da receita bruta anual do exercício de 2019; os outros dois são para todas as empresas que têm menos de um ano de funcionamento, e apenas um deles deverá ser aplicado de acordo com as condições de negócio – ou o limite equivalerá a 50% do capital social ou a 30% da receita bruta média desde sua abertura.

Participação é opcional

A lei informa que a adesão das instituições financeiras e das organizações da sociedade civil de interesse público de crédito ao PRONAMPE é opcional. Contudo, caso queiram fazer parte, podem requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO), de que trata a Lei Federal nº 12.087/2009.

Como será feito

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj, dá mais detalhes sobre a nova lei: “A intenção da norma é financiar as atividades empresariais das microempresas e empresas de pequeno porte para investimentos e capital de giro, e é proibida a destinação para a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios”.

As instituições financeiras devem seguir as seguintes condições de linhas de crédito: a taxa de juros anual máxima deve ser igual à taxa SELIC e acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, prazo de 36 meses para o pagamento e possibilidade de exigência de garantia pessoal.

Leia a Lei Federal nº 13.999/2020 na íntegra.

Veja também: Associadas da Farmarcas têm crescimento em meio à pandemia

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Varejistas devem estar atentos à importância de uma gestão eficiente, que vai além do aumento das vendas.
Etiquetas eletrônicas e digital signage permitem que as farmácias mudem os preços de forma automática, sem a necessidade de intervenção manual
Veja como uma solução digital pode potencializar o sucesso das campanhas de trade marketing da sua farmácia.
Relacionamento com o consumidor é fundamental e pode aumentar as chances de fidelização e elevar o tíquete médio das vendas.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo