Governo cria programa nacional para apoiar micro e pequenas empresas

Governo cria programa para microempresas e empresas de pequeno porte
Foto: freepik

Foi publicada na última terça-feira (19/05), no Diário Oficial da União (DOU), a Lei Federal nº 13.999/2020, que determina a instituição do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE). O objetivo é incentivar o desenvolvimento e o fortalecimento dos pequenos negócios.

Finalidade do PRONAMPE

O programa concede três tipos de linhas de crédito às empresas: o primeiro e mais comum tem como limite 30% da receita bruta anual do exercício de 2019; os outros dois são para todas as empresas que têm menos de um ano de funcionamento, e apenas um deles deverá ser aplicado de acordo com as condições de negócio – ou o limite equivalerá a 50% do capital social ou a 30% da receita bruta média desde sua abertura.

Participação é opcional

A lei informa que a adesão das instituições financeiras e das organizações da sociedade civil de interesse público de crédito ao PRONAMPE é opcional. Contudo, caso queiram fazer parte, podem requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO), de que trata a Lei Federal nº 12.087/2009.

Como será feito

Gustavo Semblano, consultor jurídico da Ascoferj, dá mais detalhes sobre a nova lei: “A intenção da norma é financiar as atividades empresariais das microempresas e empresas de pequeno porte para investimentos e capital de giro, e é proibida a destinação para a distribuição de lucros e dividendos entre os sócios”.

As instituições financeiras devem seguir as seguintes condições de linhas de crédito: a taxa de juros anual máxima deve ser igual à taxa SELIC e acrescida de 1,25% sobre o valor concedido, prazo de 36 meses para o pagamento e possibilidade de exigência de garantia pessoal.

Leia a Lei Federal nº 13.999/2020 na íntegra.

Veja também: Associadas da Farmarcas têm crescimento em meio à pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia