EnglishPortugueseSpanish

Anvisa aprova primeiro produto de terapia avançada no Brasil

Primeiro produto de terapia avançada é aprovado no Brasil
Foto: freepik

A Anvisa publicou, no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (6/8), o registro do primeiro produto de terapia gênica avançada no Brasil: Luxturna (voretigene neparvoveque), produzido pela Novartis Biociências. O produto é utilizado em crianças acima de 12 meses e em adultos com perda de visão para o tratamento da distrofia hereditária de retina, gerada pela mutação do gene RPE65.

Detalhes do produto

O produto, elaborado por engenharia genética, é composto por um vírus onde se inseriu cópia do RPE65, responsável pela produção de uma enzima necessária para o funcionamento normal da retina. Essa enzima melhora o funcionamento das células da retina, diminuindo o progresso da perda de visão.

É de uso hospitalar e somente pode ser utilizado sob supervisão médica especializada, pois é administrado via injeção sub-retiniana e somente após a realização de testes que comprovem que a perda de visão foi provocada por mutações no gene específico.

Processo de aprovação

Recentemente, a Agência aprovou o marco regulatório para o registro de produtos de terapia avançada no Brasil – RDC 338/2020 -, que criou um ambiente regulatório seguro para a aprovação dos produtos no País.

Até o registro, várias etapas ocorrem, desde a análise de comprovação da segurança por dados de experimentos pré-clínicos até a comprovação de produção com requisitos de qualidade e boas práticas de fabricação. Nesse período, testes com pacientes brasileiros ocorreram, e a Comissão Nacional Técnica de Biossegurança (CTNBio) também foi favorável à aprovação. Ao todo, foram 232 dias até a decisão final.

Veja também: Anvisa atualiza marco regulatório de farmacovigilância

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu