Cimed investirá R$ 300 milhões em P&D, incluindo experimentos em laboratório espacial

Cimed investirá em pesquisa e desenvolvimento
Foto: iStock
Publicidade

A farmacêutica brasileira Cimed está iniciando uma importante movimentação científica espacial que pode colocar o Brasil em posição de destaque nos próximos anos. A companhia prevê um investimento de R$ 300 milhões, em um período de cinco anos, para pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, também por meio de estudos no espaço. O objetivo é incluir o desenvolvimento científico espacial entre os pilares da empresa.

O Cimed X contempla, na primeira fase, uma parceria com a empresa de logística Airyantis e o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), para viabilizar o experimento que consiste em cristalizar proteínas no espaço.

As amostras preparadas pelos pesquisadores do CNPEM serão enviadas para o módulo japonês da Estação Espacial Internacional (ISS), KIBO, em parceria com empresas japonesas e a própria agência espacial do Japão, a JAXA. Em órbita, um astronauta executará o experimento brasileiro e, após três ou quatro meses, se bem-sucedido, as amostras retornarão à Terra para serem analisadas.

“Acreditamos que a investigação por meio dos experimentos espaciais é vital para contarmos com uma indústria farmacêutica nacional mais bem preparada em atender às diversas necessidades de saúde atuais e futuras”, explica João Adibe Marques, presidente da companhia.

O executivo revela que a empresa segue no propósito de desenvolver medicamentos de qualidade a preços acessíveis, assim como vitaminas e produtos de higiene e beleza, mas que passará a investir também em pesquisas espaciais para o desenvolvimento de novos produtos, com foco em medicina preventiva e regenerativa: “Trata-se de um novo pilar da Cimed, que tem como objetivo ampliar o acesso da população à saúde e, ainda, contribuir com o acervo da ciência brasileira”.

Veja também: Teuto atesta sustentabilidade da operação com embalagens de fibras certificadas

Picture of Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Veja também

Smart Retail permite o acesso a uma série de informações geradas por meio de BI, que ajudam na tomada de decisões.
Edição do LIDE Campinas premiou os melhores nas áreas de saúde e tecnologia; o evento contou com um ciclo de palestras sobre obesidade.
Farmacêutica segue como a mais lembrada do setor na edição de 2024 da pesquisa que mapeia as marcas mais presentes na memória dos brasileiros.
Farmacêutica Prati-Donaduzzi iniciou as pesquisas para a fabricação do genérico do produto, e a matéria-prima será importada do exterior.
B2FARMA Gestão Inteligente auxiliará os licenciados na tomada de decisão, controle de volumes de compras e monitoramento de custos.
Empresa também será beneficiada com a garantia de integridade, rastreabilidade, gestão e segurança dos dados de produção dos medicamentos.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo