Em homenagem ao Dia Mundial do Coração, comemorado no último 29 de setembro, e visando incentivar o retorno e a manutenção de atividades físicas, principais aliadas no combate às doenças cardíacas, a Libbs Farmacêutica lança o Circuito pelo Coração. A campanha converte a distância percorrida a pé ou de bicicleta pelos participantes cadastrados em doações para quatro instituições sem fins lucrativos.
Para isso, a empresa criou um aplicativo para cadastro e, a cada quilômetro percorrido usando-o, a Libbs faz uma doação de R$ 1. Atualmente, 40% dos brasileiros falecidos antes dos 70 anos morrem por doenças do coração. Por isso, segundo Jairo Lins Borges, cardiologista e consultor científico da farmacêutica, a campanha é tão importante.
“Nesse sentido, é de grande importância incentivar nos pacientes a adoção e manutenção de uma rotina de atividades físicas juntamente com uma alimentação balanceada, boas noites de sono e evitar o uso de cigarro e consumo de álcool”, diz o especialista.
Para Jairo, a pandemia aumentou o nível de sedentarismo na medida em que houve a necessidade de isolamento social. Com o avanço da vacinação, é preciso retomar as atividades, sobretudo os pacientes que já possuem histórico cardíaco: “As atividades físicas auxiliam no controle da hipertensão, diabetes e colesterol elevado, principais comorbidades que afetam o coração. Portanto, elas devem fazer parte do tratamento desses pacientes”.
Veja também: EMS abraça campanha contra câncer de mama e ilumina fachada de rosa